Buscar

DISCORRA SOBRE O PRESIDENCIALISMO E O PARLAMENTARISMO, APONTANDO, CASO EXISTAM SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AMBOS

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

Sistema de governo diz respeito aos modos pelos quais os poderes se relacionam. O sistema varia de acordo com o grau de separação dos poderes, indo desde a separação estrita entre executivo e legislativo (presidencialismo), até a dependência completa do executivo ao legislativo (parlamentarismo).

Os principais sistemas de governo são:

  • Parlamentarismo;
  • Presidencialismo;
  • Semi-presidencialismo;

O parlamentarismo é um sistema de governo no qual o poder executivo de um Estado depende do apoio direto ou indireto do parlamento, usualmente manifestado por meio de um voto de confiança. Assim, não há uma clara separação de poderes entre os poderes executivo e legislativo.

Os sistemas parlamentaristas costumam adotar uma diferença clara entre o chefe de governo e o chefe de Estado, sendo este uma figura simbólica eleita ou um monarca hereditário com pouco ou nenhum poder, e aquele, um primeiro-ministro responsável pelo governo perante o parlamento. 

O  presidencialismo é um sistema de governo no qual há uma nítida separação de poderes entre o executivo e o legislativo, de maneira que o poder executivo é exercido independentemente do parlamento, não é diretamente responsável perante este e não pode ser demitido em circunstâncias normais.

O semi-presidencialismo é um sistema de governo no qual o chefe de governo e o chefe de Estado compartilham em alguma medida o poder executivo, participando, ambos, do cotidiano da administração pública de um Estado.

O Brasil adota o sistema de governo presidencialista. 

1
Dislike0
User badge image

Gabi Santana

A forma de gorverno presidencialista é quando tem um único chefe de estado responsável por todas atribuições, por exemplo, o Brasil é presidencialista. Já no parlamentarismo tem o chefe de governo e o chefe de estado, existe aí uma divisão de tarefas, uma separação de atribuições.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais