Buscar

ACERCA DO PODER EXECUTIVO, APRESENTE, JUSTIFIQUE E DEMONSTRE EM QUAIS HIPÓTESES ASCENDERÁ AO PODER A LINHA SUCESSÓRIA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

(CONTINUAÇÃO DA PERGUNTA) ABORDANDO NA RESPOSTA OS CONCEITOS DE VACÂNCIA E PERDA DO CARGO.

💡 2 Respostas

User badge image

Kryslla Carla

O que diz a legislação?

Conforme o artigo 79 da Constituição Federal, em caso de impedimento do presidente da República, quem assume é o vice-presidente. O cargo atualmente é ocupado por Michel Temer (PMDB).

E se o vice não puder assumir?

Serão sucessivamente chamados, de acordo com o artigo 80 da Constituição, os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF). Os postos são ocupados hoje por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Ricardo Lewandowski, respectivamente.

Eles permaneceriam no cargo de presidente da República até o fim do mandato?

Não. Se os postos de presidente e vice-presidente ficarem vagos, uma nova eleição deverá ser realizada dentro de um período de 90 dias. Se a vacância ocorrer nos últimos dois anos de governo, a escolha de ambos os cargos será feita em 30 dias pelo Congresso Nacional. Nos dois casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.

Os deputados mais votados podem assumir a Presidência?

Não há nenhuma previsão legal para isso. A Constituição não estabelece mais sucessores além dos presidentes da Câmara, Senado e STF, que ocupariam o cargo de forma provisória.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

São quatro as hipóteses de perda do cargo de Presidente da República:

A primeira forma é a cassação do mandato do Presidente, que pode ocorrer por decisão do Senado nos processos de crime de responsabilidade, ou, de decisão judicial, como pena acessória aplicada em processo penal comum, com o julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

A segunda forma é a extinção, que ocorre quando o presidente morre, renuncia, perde ou renuncia a seus direitos politicos, ou perde a nacionalidade.

O terceiro se da quando o Presidente se ausenta do país por mais de 15 dias, sem a licença do Congresso Nacional. Equivale a renúncia

A quarta é a declaração de vacância do cargo por parte do Congresso Nacional, que ocorre quando o Presidente da República não comparece para tomar posse dentro de dez dias da data fixada para a posse, exceto se o motivo de não comparecimento for de força maior. O não comparecimento no prazo indicado acima vale como renúncia, segundo o artigo 78, parágrafo único, da CRFB. Este caso difere dos demais, visto que neste o Presidente sequer comparece para tomar posse, sendo o cargo declarado vago.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais