Buscar

1. Em relação aos cabos de par trançado, é correto afirmar:

Os cabos de par trançado categoria 6 e tipo STP contam com maior proteção, em função do campo eletromagnético criado pelo entrelaçamento dos pares de cabos. Em termos de proteção contra interferências externas, os cabos da categoria 5e deixam muito a desejar, pois sua única proteção é a capa protetora que envolve os 4 pares de cabos entrelaçados. A categoria 6 suporta freqüências de até 650 MHz, utiliza cabos de 8 pares e é empregada, exclusivamente, em redes Gigabit Ethernet. Em termos de transmissão de dados com cabos de par trançado, as distâncias máximas permitidas variam segundo a categoria de cada cabo, enquanto permanecem inalteradas as taxas máximas de transferência e nível de imunidade a interferências. Os cabos de par trançado categoria 5e são certificados para o uso em redes de 10 e 100 megabits, como também para as redes Gigabit Ethernet.

💡 3 Respostas

User badge image

Daniel Mendonça

NÃO ENTENDI

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O cabeamento de par trançado é um tipo de cabeamento no qual dois condutores de um único circuito são trançados juntos para melhorar a compatibilidade eletromagnética . Comparado a um único condutor ou a um par balanceado não torcido, um par trançado reduz a radiação eletromagnética do par e difonia entre os pares vizinhos e melhora a rejeição da interferência eletromagnética externa.

Em uma linha balanceada , os dois fios transmitem sinais iguais e opostos, e o destino detecta a diferença entre os dois. Isso é conhecido como sinalização diferencial . Fontes de ruído introduzem sinais nos fios por acoplamento de campos elétricos ou magnéticos e tendem a acoplar-se a ambos os fios igualmente. O ruído produz assim um sinal de modo comum que pode ser cancelado no receptor quando o sinal de diferença é obtido.

A sinalização diferencial começa a falhar quando a fonte de ruído está próxima dos fios de sinal; o fio mais próximo será acoplado com mais força ao ruído e o receptor não poderá eliminá-lo. Esse problema é especialmente aparente em cabos de telecomunicações onde pares no mesmo cabo ficam próximos um do outro por muitas milhas. Torcer os pares contadores este efeito como em cada meia torção o fio mais próximo da fonte de ruído é trocado. Contanto que a fonte interferente permaneça uniforme, ou quase, na distância de uma única torção, o ruído induzido permanecerá no modo comum.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais