Buscar

Quais as características específicas da apoptose

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A apoptose é um tipo de morte celular programada que ocorre em diversas situações, como por exemplo, na organogênese e hematopoiese normal e patológica, na reposição fisiológica de certos tecidos, na atrofia dos órgãos, na resposta inflamatória e na eliminação de células após dano celular por agentes genotóxicos e patológicos brandos e também durante a metamorfose.


A apoptose é considerada um componente vital de vários processos, incluindo renovação celular normal, desenvolvimento e funcionamento adequados do sistema imunológico, atrofia dependente de hormônios, desenvolvimento embrionário e morte celular induzida por produtos químicos.


Portanto, a apoptose ocorre normalmente durante o desenvolvimento e o envelhecimento e como mecanismo homeostático para manter as populações celulares nos tecidos. A apoptose também ocorre como um mecanismo de defesa, como nas reações imunes ou quando as células são danificadas por doenças ou agentes nocivos. Embora haja uma grande variedade de estímulos e condições, tanto fisiológicas como patológicas, que podem desencadear a apoptose, nem todas as células morrerão necessariamente em resposta ao mesmo estímulo.

 

Fonte: https://www.infoescola.com/citologia/apoptose/

1
Dislike0
User badge image

Marina Campos

A via da morte celular é programado e controlada intracelularmente, através das enzimas que degradam o DNA nuclear e as proteínas ciroplasmaticas e a membrana celular permanece intacta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais