Buscar

Processo Civil prevê que o comparecimento espontâneo do réu aos autos supre a falta de sua citação. Nessa norma qual o princípio processual aplicado?

💡 3 Respostas

User badge image

Marise Sotero

Autonomia da contade das partes
0
Dislike0
User badge image

João Corrêa Bremm

Instrumentalidade das formas.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

GABARITO: PRINCÍPIO DA INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS.

 

Por esse princípio, a forma de realização do ato processual não é mais importante do que a sua própria essência, de modo que, o que importa realmente é se a finalidade do ato foi alcançada.

A citação do réu é requisito de validade do processo; sem ele, o processo é nulo. No entanto, a finalidade desse ato processual é dar ciência a alguem de que é réu numa determinada ação, facultando-lhe a apresentação de contestação, em homenagem aos princípios do contraditório e da ampla defesa.

Ora bem, se o réu espontaneamente comperece ao órgão judicial, tomando ciência do fato, a finalidade da citação foi alcançada, de modo que restará, na prática, cumprida, conforme disposto no art. 239, §1º do CPC/15:

Art. 239. Para a validade do processo é indispensável a citação inicial do réu ou do executado, ressalvadas as hipóteses de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido.

§ 1º O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução”.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais