Buscar

Por que se diz que a pessoa jurídica tem capacidade jurídica especial? Obrigada.

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Gavazzi Castello Branco

Porque ela não pode desfrutar todo e qualquer ato jurídico, mas tão somente aqueles vinculados a sua razão de existir

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Diz-se que a pessoa jurídica tem capacidade jurídica especial porque a sua capacidade civil decorre do reconhecimento da sua personalidade conforme disponha o seu ato constitutivo devidamente registrado, sendo certo que essa capacidade é extensível a toda a vida produtiva da pessoa jurpidica, que poderá ser titular de direitos subjetivos, alem dos patrimoniais. É por isso, inclusive, que a pessoa jurídica pode até mesmo pleitear indenização por danos morais, já que tem direito à identificação, sendo dotada de uma denominação, de um domicílio e de uma nacionalidade.

Nada obstante, importa ressaltar que o art. 52, CC, dispõe que se às pessoas jurídicas se aplica, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade, sendo dotada portanto de direitos da personalidade, tais como: o direito ao nome, à marca, à liberdade, à imagem, à privacidade, à própria existência, ao segredo, à honra objetiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais