Buscar

Defina a posição anatômica dos seguintes ossos:

Fêmur;

Úmero;

Rádio;

Ulna;

Fíbula;

Tíbia;

Escápula;

Clavícula;

Osso do Quadril;

Patela;

💡 3 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Fêmur, o maior osso do corpo humano, está localizado entre a pelve (fossa acetabulária), articulação patelo femoral, parte inferior, faz parte da coxa.

Úmero, localizado entre a cintura escapular, a escápula o rádio e a ulna na parte superior. Faz parte do braço.

Rádio e Ulna, parte do antebraço, localizados entre o úmero e ossos do carpo e falanges, membro superior.

Fíbula e Tíbia, localizadas entre a articulação patelo-femoral e tornozelo, ossos do tarso e falanges. Localizam-se na parte inferior.

Escápula localizada na região póstero-superior do tórax que se une com a clavícula para formar a cintura escapula.

Osso do Quadril localiza-se na base da coluna vertebral, formado pelo ísquio, púbis e ílio, une-se com o sacro e cóccix.

Patela é um osso que se articula com o fêmur, cobre e protege a articulação anterior do joelho.

0
Dislike0
User badge image

Jéssica Mota

*Fêmur: é oblíquo(da lateral pra medial); face patelar é distal e anterior; trocânter maior é póstero-lateral e o menor é ântero-lateral; osso da coxa.

*Úmero: tróclea e capítulo são anteriores; fossa trocler é posterior; cabeça é proximal e voltada medialmente; linha cirúrgica é anterior; osso do braço.

*Rádio: é osso do ante-braço; lateralmente ao corpo; parte proximal com o olécrano posteriormente; articula com o úmero e com a ulna proximalmente e articula com os ossos do carpo e ulna distalmente; face intermembranosa é voltada medialmente.

*Ulna: osso do ante-braço; medialmente; articula apenas com o rádio.

*Fíbula: é osso da perna; lateralmente; articula com a tíbia proximalmente e com a tíbia e a face lateral do tálus(osso do tarso)distalmente;com o maléolo lateral e fossa do maléolo fibular voltado medialmente.

*Tíbia : osso da perna; parte medial convexa e lateral côncava; articula com o fêmur e fíbula proximalmente e com a fúbula e tálus distalmente; face intermembranosa é voltada lateralmente; sua cabeça possui os côndilos medial e lateral; distalmente possui o maléolo medial; com as suas linhas (pectineas e espessa) posteriores.

*Clavícula: osso do tronco; é ventral; extremidade medial é achatada e articula com o esterno e a primeira costela; a outra extremidade é arredondada e articula com a escápula;porcão convexa é médio-lateral e constitui 2/3 desse osso; a parte 1/3 é côncava.

*Escápula:osso do tronco; dorsal;face côncava posterior ; parte superior fica sua espinha; o acrômio articula com a clavícula; lateralmente articula com o úmero.

*Osso do quadril: formado pelos ossos ílio, ísquio e pube; o ílo é dorsal; ísquio dorsal e ventral e o púbes maior parte ventral;está olbíquo; articula no seu centro inferiormente com o fêmur; o ílio articula medialmente com o sacro;crista ilíaca é superior ao ílio; linhas glúteas é posterior ao ílio; tuberosidade isquiática é inferior ao ísquio; face sinfisal do pube é medial e permite a junção dos quadris. 

*Patela: tipo de osso sesamóide intratendíneo( surge no tendão femoral que passa inferiormente a patela, até chegar a cabeça da tíbia); sua base é superior e o ápice inferior; face lateral é que está apoiada no fêmur e é maior que a face medial; face articular é posterior(voltada pro fêmur). 

 

3
Dislike1
User badge image

Luís Eduardo Rodrigues

Fêmur, maior osso do corpo humano, está localizado entre a pelve (Fossa Acetabular) , articulação Patelo Femoral, parte inferior, faz parte da coxa.
Úmero, localizado entre a cintura escapular (Cavidade Glenóide) Escápula e rádio e Ulna, parte superior. Faz parte do braço.
Rádio e Ulna, parte do antebraço, localizados entre o ùmero e ossos do carpo e falanges, membro superior.
Fíbula e Tíbia, localizados entre a articulação Patelo Femoral e Tornozelo, Ossos do Tarso( Tálus) e falanges. Parte inferior.
Escápula localizada na região póstero-superior do tórax que se une com a clavícula para formar a cintura escapular (plano Frontal)
Osso do Quadril ou Anca, localiza-se na Base da Coluna Vertebral, formado pelo ísquio, púbis e ílio, une-se com o sacro e cóccix. Patela é um osso que se articula com o Fêmur, cobre e protege a articulação anterior do joelho. 

Basicamente é isso.

 

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais