Buscar

como surgiu as ongs?

💡 1 Resposta

User badge image

Victor

Como surgiu o termo ONG?

A denominação organização não-governamental começa a aparecer em documentos da ONU desde a segunda metade da década de 1940, do século XX, no pós-guerra. Esse termodefinir toda organização da sociedade civil que não estivesse vinculada a um governo. Hoje elas são definidas como instituições privadas que têm uma finalidade pública, sem fins lucrativos. Em geral essasorganizações precisam ter uma estrutura legal e formal.

O Brasil tem em média 370 mil ONGs.

No Brasil podemos identificar as primeiras ONGs com origem na Igreja Católica e na atuação de grupos,principalmente de pesquisadores, comprometidos com o desenvolvimento de projetos de assistência aos movimentos populares. (KAROL, 2000).

O que uma ONG pode fazer?
As entidades podem atuar emvárias frentes, na área de saúde, assistência social, econômica, ambiental etc, e em qualquer esfera, local, estadual, nacional e até internacional. Ou seja, é possível criar uma ONG para defender desdeos interesses de uma única rua (batalhar por melhorias urbanas, segurança etc.) até lutar pelos oceanos de todo o planeta. As associações podem pressionar o poder público, realizar projetos, arrecadardinheiro e propor ações judiciais, por exemplo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais