Buscar

No campo do direito do trabalho, os princípios são a base, a fundamentação, a diretriz que deve ser seguida para a interpretação da norma trabalhista.

💡 2 Respostas

User badge image

Rodolfo Ximenes

sim 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Uma das definições de princípios é essa, quando analisamos a função interpretativa dos princípios, seja no Direito do Trabalho ou no Direito como um todo.

No Direito, os princípios são proposições fundamentais que informam, integram e dirigem a interpretação das normas jurídicas, são construídos a partir da evolução histórica e social e podem estar expressos ou implícitos no ordenamento jurídico.

Como princípios que informam e vinculam, podemos citar princípios constitucionais, como o devido processo legal.

Como princípios integrativos, temos os princípios gerais do direito, previstos na LINDB.

Já princípios interpretativos, temos aqueles que utilizamos para interpretar determinada norma. Exemplificativamente, o texto constitucional traz que a união estável é composta por homem e mulher, mas à luz do princípio constitucional do pluralismo familiar, se extrai a possibilidade de haver uniões homoafetivas ou discutir a possibilidade de outras formas de constituição familiar.

Para Maurício Godinho Delgado (2017), são proposições que "informam a compreensão do fenômeno jurídico. São diretrizes centrais que se inferem de um sistema jurídico e que, após inferidas, a ele se reportam, informando-o."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais