Buscar

Dominar a norma culta da língua portuguesa está se tornando cada vez mais importante para o sucesso do profissional. Por isso, é fundamental saber ade

É adequado falarmos em uma reunião de trabalho como falamos com amigos em uma mesa de bar.
  O meu chefe é meu amigo, por isso é adequado mandar um e-mail de trabalho para ele, usando a norma popular, sem preocupação com a ortografia.
  Em uma conversa entre amigos não há inadequação se usarmos uma linguagem bastante popular, sem grandes preocupações com a gramática.
  Em uma entrevista de emprego, não há problema se dissermos: "A gente vamos fazer o possível".
  Em uma reunião de trabalho, pode-se usar termos como "cara", "falô", 'demorô", entre outras gírias .

💡 2 Respostas

User badge image

Lise A

isso mesmo
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A resposta correta é a alternativa C. Diferentes situações exigem diferentes formas de comunicação. Em ambientes profissionais, como reuniões no trabalho, conversas com o chefe e e-mails, deve prevalecer a normal culta, com o respeito à gramática e à ortografia. Deve-se, também, evitar o uso de gírias. Por outro lado, em ambientes informais, na presença da família ou de amigos, podemos utilizar gírias e falar de um modo mais informal, respeitando menos a normal culta, já que nesses ambientes predomina a informalidade e a descontração. Nesses casos, o ambiente é mais livre e nos permite cometer certos erros, desde que não prejudiquem a eficácia da comunicação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais