Buscar

Explique a não absorção de substâncias básicas no estomago.

...Porque a absorção ocorre no intestino?

💡 11 Respostas

User badge image

Mauro Müller Cwiertnia

Como o pH do estômago é ácido, as moléculas básicas estão ionizadas, o que inibe sua absorção.

10
Dislike0
User badge image

Júlia Damé Paschoal

Complementando o que a Jéssica falou:

O Estômago é uma porção dilatada do tubo digestório, responsável pela digestão parcial dos alimentos, transformando o bolo alimentar em quimo. Ele faz a digestão motora e química (HCl, pepsina, lipase gástrica). Parte da água, sais e medicamentos lipossolúveis podem ser absorvidos pela musoca do estômago.

 

O Intestino:

- Delgado: Onde termina a digestão e começa a abdorção dos nutrientes. É dividido em duodeno, jejuno  e íleo. Ao longo de todo o intestino existem alguns tipos de celulas especializadas na absorção de nutrientes, umas captam nutrientes maiores outra menores, também ele é formando por pregas e vilosidades que aumentam a superfície de absorção do orgão.

 

- Grosso: Divido em ceco, cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmoide), reto. Ele absorse água por transporte passivo, faz fermentação do bolo fecal, e produz muco.

 

8
Dislike2
User badge image

Jéssica Mota

Pelo fato de no estômago ter o pH ácido, pela produção do ácido clorídrico(HCl), a subst básica que chega a ele é neutralizada, ou sejam, se perde no estômago; não podendo por tanto ser absorvida. 

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais