Buscar

1. A definição de feudalismo para Marc Bloch é a seguinte: “ Um campesinato mantido em sujeição; uso generalizado do serviço foreiro (isto é, o feudo)

💡 5 Respostas

User badge image

henrique santos

A palavra feudalismo tem sua origem em feudum, que em latim signifi ca posse ou domínio. Para alguns autores, o feudalismo teve sua origem na França, nos séculos IX e X, e seu desaparecimento deu-se ao longo dos séculos XV e XVI. De acordo com o historiador Marc Bloch, o feudalismo pode ser resumido em:

Um campesinato mantido em sujeição; uso generalizado do serviço foreiro (isto é, o feudo) em vez de salário [...]; a supremacia de uma classe de guerreiros especializados; vínculos de obediência e proteção que ligam homem a homem e, dentro da classe guerreira, assumem a forma específi ca denominada vassalagem; fragmentação da autoridade [...]

BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1987.

A estrutura feudal clássica predominou na Europa

Ocidental, principalmente em sua porção central, e deve ser compreendida em suas diversas manifestações, sejam elas políticas, econômicas, culturais ou religiosas.

0
Dislike0
User badge image

Clara Carvalho

Em vez de salario a surpremacia de uma classe de guerreiros especializados; vindos de um obediencia e proteção que liga homem a homem, dentro de classe de guerreiro.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para ele, feudalismo era uma construção historiográfica que designava as condições sociais, econômicas e políticas na Europa Ocidental durante o início da Idade Média, o longo período de tempo entre os séculos 5 e 12.


Para Bloch, o feudalismo é o termo relacionado sistema feudal são rótulos inventados muito depois do período em que foram aplicados. Eles se referem ao que aqueles que os inventaram percebiam como as características mais significativas e distintivas da Idade Média precoce e central.


Esse sistema teve um sucesso notável na criação e manutenção de um império relativamente unificado. Antes e depois, no entanto, as unidades políticas estavam fragmentadas e a autoridade política difundida. Os mais poderosos dos últimos carolíngios tentaram regular os magnatas locais e alistá-los em seu serviço, mas o poder das elites locais nunca foi apagado. Na ausência de reis e imperadores forçados, os senhores expandiram o território sujeito a eles e intensificaram seu controle sobre as pessoas que viviam lá.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais