Buscar

O que é Direito positivo ?

Gostaria uma resposta com base numa doutrina civil

💡 10 Respostas

User badge image

Estudante PD

O Direito Positivo é o Direito escrito, gravado, codificado, difere basicamente do direito natural, e formalmente o direito consuetudinário. No direito natural, as normas não são escritas, são de conhecimento com base na moral e no bom senso, já o direito dos costumes, também não é registrado de forma expressa como normas, mas sim é um conjunto de preceitos que são seguidos por gerações, e ficam ragstrados em julgados, acórdãos e sentenças. Já a existência de leis, escritas e aplicadas é o Direito Positivo, o Brasl adota o sistema de Direito Positivo, que é a melhor forma de assegurar as garantias constitucionais. Direito Positivo, são os principios, as regras que regem a vida social de um povo.

 

 

3
Dislike0
User badge image

Andrew Wanderson

Direito positivo é aquele direito posto,em vigor o que é obrigatório,ele abrange um conjunto de normas e disciplinas que exigem dos homens determinadas formas de conduta.Nao é por acaso que seu objeto de pesquisa é o fenomeno juridico,ou seja tal como ele aconece,diferente da Filosofia do Direito.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O Direito Positivo é o Direito escrito, gravado, codificado, difere basicamente do direito natural, e formalmente o direito consuetudinário. No direito natural, as normas não são escritas, são de conhecimento com base na moral e no bom senso, já o direito dos costumes, também não é registrado de forma expressa como normas, mas sim é um conjunto de preceitos que são seguidos por gerações, e ficam ragstrados em julgados, acórdãos e sentenças. Já a exist~encia de leis, escritas e aplicadas é o Direito Positivo, o Brasl adota o sistema de Direito Positivo, que é a melhor forma de assegurar as garantias constitucionais.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais