Buscar

Qual a diferença entre crime preterdoloso e dolo eventual?

Sei os conceitos e os entendo, mas na prática, qual a real diferença? 

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

1 - No dolo eventual, o agente sabe o risco que existe em produzir o resultado e mesmo assim, continua. Pois pouco se importa se acaso ele ocorrer, embora não queira que ele ocorra. Ex.: um amador resolve atirar uma faca em uma maçã que está posicionada na cabeça de uma mulher, ele não se importa com o risco de sua ação e, acaba acertando a mulher. No crime preterdoloso, o agente age com dolo na ação subsequente e culpa na ação consequente. Ex.: em uma briga, A desfere socos e pontapés na cabeça de B que, acaba morrendo por causa de tantas pancadas. A responderá por lesão corporal seguida de morte, pois teve dolo na lesão e culpa na morte (crime preterdoloso).

2 - No primeiro o agente pratica uma conduta dolosa, menos grave, porém, acaba obtendo um resulto mais grave, na forma culposa. No segundo, o agente assume o risco de o crime ocorrer (Ex.: uma pessoa dirige a 200 km/h numa avenida movimentada, o motorista não está tentando matar ninguém, mas qualquer pessoa minimamente sana sabe que dirigir a 200km/h numa avenida movimentada provavelmente causará a morte de alguém. Se ele mata alguém, então pode ser enquadrado no homicídio com dolo eventual pois assumiu o risco de causar a morte de alguém).

0
Dislike0
User badge image

Isis Araújo

No primeiro o agente pratica uma conduta dolosa, menos grave, porém, acaba obtendo um resulto mais grave, na forma culposa. No segundo, o agente assume o risco do crime ocorrer (Ex.: um pessoa dirige a 200 km/h numa avenida movimentada, o motorista não está tentando matar ninguém, mas qualquer pessoa minimamente sana sabe que dirigir a 200km/h numa avenida movimentada provavelmente causará a morte de alguém. Se ele mata alguém, então pode ser enquadrado no homicídio com dolo eventual pois assumiu o risco de causar a morte de alguém).

7
Dislike0
User badge image

Carla Tailane

No dolo eventual, o agente sabe o risco que existe em produzir o resultado e mesmo assim, continua. Pois pouco se importa se acaso ele ocorrer, embora não queira que ele ocorra. Ex: um amador resolve atirar uma faca em uma maçã que está posicionada na cabeça de uma mulher, ele não se importa com o risco de sua ação e, acaba acertando a mulher.

No crime preterdoloso, o agente age com dolo na ação subsequente e culpa na ação consequente. Ex: em uma briga, A desfere soscos e pontapés na cabeça de B que, acaba morrendo por causa de tantas pancadas. A responderá por lesão corporal seguida de morte, pois teve dolo na lesão e culpa na morte (crime preterdolodo).

5
Dislike0
User badge image

Eusébio Ribeiro

 PRETERDOLOSO: OCORRE QUANDO O AGENTE COMETE UMA CONDUTA DOLOSA, PORÉM, OBTÉM RESULTADO DANOSO MAIS GRAVE DO QUE O PRETENDIDO (ATO ANTECEDENTE É DOLOSO E ATO CONSEQUENTE É CULPOSO) EX: A ATINGE B COM UM SOCO, B É NOCAUTEADO E BATE A CABEÇA NO CHÃO E MORRE.

DOLO EVENTUAL: OCORRE QUANDO O AGENTE, MESMO SEM QUERER EFETIVAMENTE QUE O CRIME OCORRA, ASSUME OS RISCOS DE PRODUZÍ-LO.

AQUI É MAURÍCIO FRAGA, PAI. MARANHÃO.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes