Buscar

como é que os lípidos sao convertidos em energia?

💡 2 Respostas

User badge image

João Vitor Tomasi Basei

Pelo processo de gliconeogênese, que ocorre no fígado (e em quantidade bem inferior nos rins). Basicamente ão ser quebradas moléculas de gorduras nos adipócitos (existem várias proteínas específicas que participam do processo, dê uma pesquisada), elas são transportadas por proteínas séricas até os hepatócitos, que depois de vários processos, transformarão o composto (Acil-Graxo-CoA) em glicose. A partir daí se faz energia. :)

É um assunto profundo, sugiro que leia no Marzzoco ou no Lehninger sobre gliconeogênese.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

uase toda a energia necessária ao corpo humano é fornecida pela oxidação de carboidratos e lipídios. Enquanto os carboidratos fornecem uma fonte de energia prontamente disponível, os lipídios funcionam principalmente como uma reserva de energia. A quantidade de lipídios armazenados como uma reserva de energia excede em muito a energia armazenada como glicogênio, já que o corpo humano simplesmente não é capaz de armazenar tanto glicogênio em comparação com os lipídios. Lipídios rendem 9 kcal de energia por grama enquanto carboidratos e proteínas produzem apenas 4 kcal de energia por grama.


Os lipídios ou gorduras são armazenados nas células por todo o princípio do corpo em tipos especiais de tecido conjuntivo chamados tecido adiposo ou gordura de depósito. Enquanto muitas células contêm fosfolipídios nas membranas das células da bicamada, as células do tecido adiposo consistem em glóbulos de triglicerídeos de gordura que podem ocupar até 90% do volume celular.


Além do armazenamento de energia, a gordura do depósito fornece várias outras funções. A gordura serve como uma almofada protetora e fornece suporte estrutural para ajudar a prevenir lesões em órgãos vitais, como coração, fígado, rins e baço. A gordura isola o corpo da perda de calor e de mudanças extremas de temperatura. Ao mesmo tempo, depósitos de gordura sob a pele podem ser metabolizados para gerar calor em resposta a temperaturas mais baixas da pele.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais