Buscar

ED LIPIDEOS

Defina simplificadamente a beta-oxidação, abordando qual sua importância, quantos passos básicos cada volta dessa via apresenta, assim como quais compostos são produzidos (obtidos) ao fim de cada volta.

O que determina a velocidade de produção de energia de um ácido graxo? Explique.

Qual a mudança no procedimento normal de beta-oxidação deve ocorrer quando o substrato para a via é um ácido graxo insaturado? E quando o ácido graxo possui uma cadeia ímpar?

Além do acetil-CoA, outro composto é obtido na última volta da beta-oxidação de ácidos graxos de cadeia ímpar. Qual seu nome e como ele é aproveitado pelo corpo?

Normalmente, em que compartimento celular encontram-se as enzimas da oxidação de ácidos graxos nas células animais? Existe algum outro compartimento celular também capaz de oxidar ácidos graxos à acetil-CoA? Se sim, diga qual.

Descreva como os ácidos graxos, já dentro da célula, entram no compartimento onde ocorre a beta-oxidação. Responda considerando o tamanho da cadeia e o ciclo da carnitina.

Qual os possíveis destinos do acetil CoA e das coenzimas reduzidas produzidas na beta-oxidação?

💡 2 Respostas

User badge image

LE VEIGA

Beta oxidação é basicamente a quebra de duas moléculas de carbono formando um AcetilCoa, ela ocorre na mitocôndria e para que consiga realizar sua oxidação ela necessita do auxilio do Acil CoA, para entrar para a intermembrana da mitocôndria, e com o auxilio da L-carnitina, ser conduzida para dentro do núcleo da mitocôndria, fazendo assim, com que haja a Beta oxidação. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ácido graxo, é o  componente importante dos lipídios em plantas, animais e microorganismos. Geralmente, um ácido graxo consiste de uma cadeia linear de um número par de átomos de carbono, com átomos de hidrogênio ao longo do comprimento da cadeia e em uma extremidade da cadeia e um grupo carboxila (COOH) na outra extremidade. É esse grupo carboxílico que o torna um ácido. 


Se as ligações carbono-carbono são todas individuais, o ácido é saturado; se alguma das ligações for dupla ou tripla, o ácido é insaturado e é mais reativo. Alguns ácidos graxos têm cadeias ramificadas; outros contêm estruturas em anel (por exemplo, prostaglandinas). Ácidos graxos não são encontrados em estado livre na natureza; comumente existem em combinação com glicerol (um álcool) na forma de triglicerídeos.


Entre os ácidos graxos mais amplamente distribuídos estão os ácidos graxos de 16 e 18 carbonos, também conhecidos como ácido palmítico e ácido esteárico , respectivamente. Ambos os ácidos palmítico e esteárico ocorrem nos lipídios da maioria dos organismos.


Em animais, o ácido palmítico representa até 30% da gordura corporal . É responsável por 5 a 50% dos lipídios em gorduras vegetais, sendo especialmente abundante em óleo de palma. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais