Buscar

Quais sao as limitaçoes circunstanciais ao poder de emenda da constituição prevista no art 60 da contituicao federal?

💡 2 Respostas

User badge image

Aline Farias

Um dos tipos de limitações expressas impostas ao Poder Constituinte derivado reformador são as limitações circunstanciais. São circunstanciais aquelas situações tendentes a impossibilitar ou impedir que a reforma constitucional se realize em determinadas ocasiões, que se podem tachar de “anormais”: o estado de sítio, a intervenção federal, o estado de emergência, etc. Circunstâncias estas que impedem a livre manifestação do poder reformador, por sua própria natureza e feição.

Esses limites circunstanciais do Poder Constituinte derivado de revisão e reforma constitucional são encontrados no parágrafo primeiro do artigo 60 da Magna Carta de 1988, in verbis:

"§ 1º - A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio."

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

As limitações à emendabilidade dizem respeito aos limites impostos pela Constituição da República ao poder de reforma da Constituição (Poder Constituinte Derivado Reformador), que é o poder que garante a possibilidade de reforma e modificação da carta magna, através de emendas, desde que obedecidas as limitações impostas ao texto constitucional.

Há, quanto à este poder, limitações de ordem: i. material; ii. circunstancial; iii. formal e; iv. temporal (art. 60 da CRFB). 

i. Quanto à limitação de ordem material, são as dispostas no parágrafo 4º do artigo 60, quais sejam: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. Estas são as chamadas cláusulas pétreas. Ou seja, não é possível a proposta de emenda tendente a abolir tais direitos.

ii. Quanto à limitação de ordem circunstancial, encontra-se prevista no artigo 60, §1 da CRFB, quais sejam: intervenção federal, estado de sítio e estado de defesa. Durante a ocorrência dessas circunstâncias, portanto, a Constituição não pode ser alterada.

iii. Quanto à limitação formal, são as limitações impostas à propositura de emenda constitucional (quem pode propor e quórum), bem como relativamente às demais fases do processo legislativo de sua criação. Os sujeitos que podem propor estão previstos no art. 60, incisos I, II e III da CRFB. Já o quórum de aprovação está previsto no art. 60, parágrafos 2º, 3º e 5º da CRFB (votação em cada Casa do Congresso Nacional em 2 turnos, aprovada por 3/5 (60%) dos membros das casas legislativas, promulgada pelas mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em conjunto.

iv. Quanto à limitação temporal, esta impediria a modificação da constituição durante determinado período de tempo e foi prevista na CF de 1924. Contudo, a CF/88 não consagrou qualquer limitação temporal para o poder reformador, mas apenas para revisão, no art. 3ª da ADCT.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais