Buscar

A conceituação de "latina" para a América seria um termo reducionista em relação as identidades culturais?

💡 5 Respostas

User badge image

Lavínia Sousa

O termo "latina" não é uma designação oriunda da América.

América, América latina, indígena, descobrimento (...) são termos que merecem contestamento e descontrução por parte das Ciências Humanas, pois se referem ao olhar dos europeus sobre nós.

Os significados das palavras correspondem às intencionalidade dos grupos sociais que os produzem no tempo e espaço específico.

Ao longo do século XX nós, americanos, incorporamos o termo "América Latina", porém, vale ressaltar que inicialmente não.

O que nos levaria a questionar: Qual a intencionalidade por detrás de "América Latina" em "classificar" territórios tão grandes e ricos culturalmente numa mesma terminologia?

1
Dislike0
User badge image

João Carlos Sousa

Penso que não, porque o termo latino engloba uma diversidade cultural muito grande, nos somos um povo marcado por coisas latinas, nossas histórias as vezes possui muitas coisas em comum.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A origem do termo América Latina possui várias hipóteses. Entretanto, a mais aceita é que esse termo tem origem francesa (Amérique Latine), justificando a invasão do México por Napoleão III, que a utilizou para identificar o povo com uma mesma unidade linguística, cultura e racial.


Com isso, é possível identificar que o termo “latina” para a América é um termo reducionista pois pressupõe que essa região é formada por povos com a mesma língua, cultura e raça, o que não se verifica.


Cada país da América Latina, embora possuam a mesma língua (excluindo o Brasil), possuem culturas, raças, políticas e histórias diferentes entre si. Com isso, o nome dado à essa região não condiz com a realidade e é inapropriado.


Portanto, a conceituação de "latina" para a América é um termo reducionista em relação as identidades culturais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais