Buscar

Qual o limite de criatividade e estratégia processual do advogado para que nao incorra em incidentes protelatorios e em litigancia de má fé?

sendo o recurso um ônus processual, aproveitar todos os incidentes recursais em prol do cliente esta certo ou errado?

💡 3 Respostas

User badge image

Júnior Oliveira

No exercício da estratégia processual, o advogado pode lançar mão de todos os meios admitidos em Direito. Contudo, essas estratégias devem visar à satisfação do direito da parte representada em a utilização de subterfúgios meramente protelatórios ou ardis.

boa-fé processual, diga-se, é princípio a ser observado por todos os personagens processuais. É dever de todos os que participam do processo agir com boa-fé e lealdade, conforme mandamento expresso do CPC:

Art. 5º Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.

Podemos afirmar que o limite entre a estratégia e a litigância de má-fé é justamente a boa-fé, ou seja, o comportamento leal das partes e dos seus patronos. Desse modo, é proibido o "recurso pelo mero recurso", meramente protelatório, interposto apenas para adiar a satisfação do direito da parte contrária. 

3
Dislike1
User badge image

Bruno Pataro

Limite nas fontes do direito, Lei, doutrina, jurisprudência. Não ha que se falar em litigancia de má fé se o assunto levantado ainda possui controvérsia.

1
Dislike0
User badge image

Kesya Costa

1- o advogado deve usar todos os meios inerentes para facilitar e se organizar na condução de um processo. Entretanto, deverá agir com sabedoria e eficiência processual, qualquer estratégia lícita é válida. A utilização de recursos para atrasar a resolução de uma demanda, fere os princípios éticos da advocacia. Então a questão está correta desde de que a estratégia seja Boa ou correta o Adv. Pode usar os instrumentos recursais a favor do seu cliente, desde que seja favorável.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais