Buscar

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.

A sociologia nasce da tentativa de vários pensadores e filósofos de compreenderem e explicarem as transformações pelas quais a sociedade da época vinha passando, na religião, na cultura, política, economia, entre outros setores sociais. Neste esforço de compreensão estão embutidas as diversas e diferentes intenções presentes nas relações sociais. Baseado nas correntes sociológicas, associe as escolas da Sociologia / sociólogo que estão na coluna da direita, com seus respectivos fundamentos apresentados na coluna da esquerda.

1. Positivismo. 2. Marxismo. 3. Max Weber.

I- Defende os interesses dominantes da sociedade capitalista e, através dos conhecimentos da sociologia, dão uma nova roupagem às ideias conservadoras.

II- Essa corrente sociológica destaca que a relação entre capitalista e trabalhadores leva à exploração do trabalhador pelo capitalista.

III- Para Augusto Comte, a tarefa da Sociologia era ensinar as pessoas a aceitarem a ordem social vigente.

IV- Embora tenha recebido forte influência do pensamento marxista, porém não concordava com o princípio de que a economia dominava as demais esferas da realidade social e nem considerava o capitalismo um sistema injusto. Considerava o capitalismo um sistema preciso e eficiente.

V- Crítico da sociedade capitalista, no qual a ciência deveria ser um instrumento não só de compreensão, mas também de transformação da realidade.

MARTINS, 1994 apud CIZOTO, Carla Regina M; DIÉGUES, Afonso: PINTO, Rosângela de O. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

 

Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação:

A) I-1; II-2; III-1; IV-3; V-2.

B) I-3; II-2; III-3; IV-3; V-2.

C) I-2; II-1; III-3; IV-1; V-3.

D) I-1; II-3; III-2; IV-2; V- 1.

E) I-3; II-1; III-1; IV- 2; V-3.

 

💡 3 Respostas

User badge image

Erik Santos

cadê a prova toda ?
1
Dislike0
User badge image

Larissa Douglas

letra A
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais