Buscar

É correto dizer que a diferença entre Constituição rígida e flexível está no fato de esta última poder ser alterada e aquela não?

É correto dizer que a diferença entre Constituição rígida e flexível está no fato de esta última poder ser alterada e aquela não?

💡 3 Respostas

User badge image

Aurelio Rios

Não. A Constituição Federal Brasileira de 1988 é rígida e pode ser alterada de acordo com o Artigo 60, CF. Dizer que ela é rígida é dizer que há dificuldade maior para que ela seja alterada, seja esta limitação formal (Quorum especial - Art. 60, parágrafo 2º) seja limitação material (parágrafo 4º do art. 60). Enquanto a constituição flexível não teria tais limitações.

2
Dislike1
User badge image

Hellena Oliveira Silva

não, a constituição flexível pode ser alterada com maior facilidade, porém, a constituição rígida é mais burocrática para ser alterada, no entanto pode ser modificada e está representada no artigo 60 da CF, ou seja, a diferença está no modo de como (burocracia) a constituição vai ser alterada.
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Errado.

As constituições, quanto à estabilidade, podem ser classificadas como:

  • flexíveis: as que o processo de alteração da constituição é igual ao das leis comuns;
  • semirrígidas: em parte exigem um procedimento mais dificultoso e qualificado, e em parte o procedimento das leis comuns;
  • rígidas: exigem um procedimento mais dificultoso para alteração em toda a constituição;
  • imutáveis: não admitem modificação no seu texto;

Alguns doutrinadores acrescentam uma categoria, que ficaria entre as rígidas e as imutáveis, chamada super-rígida. Para esses, as super-rígidas são aquelas em que parte da constituição tem processo de alteração mais dificultoso do que as leis comuns, e em parte são imutáveis.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais