Buscar

Direito Internacional

Um cidadão de nacionallidade alemã, solteiro e sem filhos, esta no Brasil há dois anos amparado pelo visto temporário concedido para profissionais com capacidade técnica. O alemão pretende se naturalizar e fixar definitivamente residênte no Brasil. Explique, detalhamente, quais os requesitos e como deverá proceder para conquistar naturalização brasileira?

💡 2 Respostas

User badge image

Will Claudino

   O pedido da nacionalidade brasileira deve ser realizado no Departamento de Polícia Federal, onde deverão ser entregue uma série de documentos exigidos por lei, além da comprovação de que o cidadão interessado sabe ler e escrever em português.(como no caso ele ja vive no Brasil há dois anos ele provavelmente ja preenche esse requisito). Para pedir a nacionalidade brasileira por naturalização, é necessário apresentar os seguintes documentos: Requerimento, Declaração de que deseja ou não ter seu nome traduzido ou adaptado para o português, Cópia autenticada da carteira de identidade para estrangeiro permanente, Cópia autenticada do CPF, Comprovante do recolhimento da taxa de naturalização, Atestado de antecedentes criminais, Cópia do recibo da última declaração de imposto de renda, Certidão de ações cíveis, criminais, e execuções fiscais da justiça, Cópia autenticada da conta de luz, Certidão negativa do Serviço de Proteção ao Crédito, Cópia autenticada do passaporte, dentre outros documentos. No entanto ele so conseguiria entrar com esse pedido após resisidir continuamente no Brasil por no minimo 4 anos, esse tempo será reduzido apenas se ele tiver conjuge ou filho brasileiro.(para ver mais informações olha esse site https://www.justlanded.com/portugues/Brasil/Guia-Brasil/Vistos-e-Permissoes/Cidadania-Brasileira )

1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Existem requisitos constitucionais e legais para a naturalização de um estrangeiro no Brasil:

Art. 12. São brasileiros:

II - naturalizados:

a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.(Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994)

§ 1º   Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994)

§ 2º - A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

 

O art. 12, II da Constituição foi regulamentado pela Nova Lei de Migração que prevê 4 tipos de naturalização: a extraordinária, a ordinária, especial e provisória. Somente as duas primeiras são aplicáveis ao caso concreto apresentado.

Isto porque para um alemão conseguir a naturalização brasileira, ele precisa residir legalmente (ou seja, com um visto ou residência válidos) no Brasil por mais de 15 anos seguidos sem possuir qualquer condenação penal (naturalização extraordinária) ou após ter residência em território nacional por, no mínimo, 4 anos. Este prazo poderá ser reduzido a um ano se o naturalizando tiver filho brasileiro, ter cônjuge ou companheiro brasileiro e não estiver separado no momento da concessão, haver prestado ou poder prestar serviço relevante ao Brasil, ou recomendar-se por sua capacidade profissional, científica ou artística; para além disso, o alemão que deseja se naturalizar precisar comunicar-se em língua portuguesa (o que precisa ser atestado por uma prova de proficiência em português) e não pode possuir condenação penal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Direito Internacional

Direito Internacional

UNOCHAPECÓ

User badge image

Luan Antonio Fortes

Question Icon

como esta a situação jurídica do estrangeiro no brasil?

Direito Internacional Privado e Comercial Internacional

UNOCHAPECÓ

User badge image

Highor Rhanielli Todero

Materiais relacionados