Buscar

Quando os pais divergirem sobre o poder familiar, qual a solução trazida pela legislação?

💡 2 Respostas

User badge image

Raquel Estevão

Com a Constituição Federal de 88, consagrou-se no ambito familiar o principio da igualdade, este então igualou o poder familiar concedido aos genitores, de tal forma que hoje não se admite a imposição da vontade de um sobre o outro como ocorria normalmente com a noção existente de pátrio poder. Assim, diante de uma divergência de opiniões devem os genitores recorrer ao judiciário, o juiz então impõe sua vontade e esta prevalece a vontade de qualquer dos pais. Fundamenta-se tal afirmção no artigo 1631, paragrafo unico. 

1
Dislike0
User badge image

dayse oliveira

Art. 1637. Se o pai, ou a mãe, abusar de sua autoridadefaltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministério Público, adotar a medida que lhe pareça pela segurança do menor e seus haveres, até suspendendo o poder familiar, quando convenha. Parágrafo único: Suspende-se igualmente o exercício do poder familiar ao pai ou à mãe condenados por sentença irrecorrível, em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de prisão.

Art. 1.638. Perderá por ato judicial o poder familiar o pai ou a mãe que: I –  castigar imoderadamente o filho; II – deixar o filho em abandono; III – praticar atos contrários à moral e aos bons costumes; IV – incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais