Buscar

O que é o chamado "tripé econômico"?

Entende-se por "tripé econômico" o conjunto de medidas de política econômica determinados por uma política monetária de metas de inflação, pela não intervenção governamental na determinação dos preços de moedas estrangeiras (câmbio flutuante) e pela adoção de uma política fiscal (gastos e tributação) restritiva com vistas à obtenção de superávits primários (receitas correntes maiores do que as despesas correntes). O Brasil passa informalmente a adotar conjuntamente essas medidas a partir do início da década de 2000, ainda no mandato do Presidente Fernando Henrrique. Apesar de nuanças e gradações em suas formas, essas ferramentas vem sendo mantidas desde então.

💡 2 Respostas

User badge image

Marcos Bello

O tripé seria

1. Metas de inflação,

2. Câmbio flutuante, ou seja, jamais fixo, e

3. Banco Central independente, juros flutuantes, mas com superavit.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Passados mais de 16 anos desde sua implantação, entender o tripé macroeconômico é fundamental para compreender a política brasileira hoje. Existe, por exemplo, relação fundamental entre essa configuração da política econômica e dois dos principais eventos políticos ocorridos esse ano: o impeachment da Presidente Dilma Rousseff e a iminente edição da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 241 pelo Congresso Nacional.

No caso do impeachment, as “pedaladas fiscais” e os decretos suplementares serviram como base jurídica do pedido aceito pela Câmara dos Deputados e julgado pelo Senado Federal. Essas ações da Presidente foram formalmente consideradas crimes de responsabilidade justamente por terem sido interpretadas como forma de burlar a meta fiscal.

O tripé seria

1. Metas de inflação,

2. Câmbio flutuante, ou seja, jamais fixo, e

3. Banco Central independente, juros flutuantes, mas com superavit.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais