Buscar

podem me ajudar com o caso 15 de dir. penal ll

Caso concreto. Reza o CP, art. 114, I que quando a pena de Multa foi a única cominada ou aplicada, o prazo prescricional é de dois anos. No entanto, conforme disposto no inciso II do indigitado artigo, caso a pena de Multa for alternativa ou cumulativa cominada ou cumulativamente aplicada com pena privativa de liberdade, a prescrição da multa ocorrerá no mesmo prazo estabelecido por aquela pena mais grave. ADALBERTO foi condenado a uma pena de um ano pelo crime de furto, que foi substituída por uma restritiva de direitos, pena esta que foi cumulada com uma pena de multa. Passados dois anos da publicação da sentença condenatória recorrível, o Tribunal ainda não decidiu sobre o único recurso que foi interposto pela defesa, que após este lapso temporal sustenta a ocorrência da prescrição, uma vez que a pena de Multa não foi cumulada com uma pena privativa de liberdade, mas com uma pena restritiva de direitos, razão pela qual, o referido prazo prescricional opera-se em dois anos e não em quatro. Pergunta-se: assiste razão à tese defensiva?

💡 2 Respostas

User badge image

roberto almeida

por favor alguem pode me ajudar a resolver o caso concreto de penal ll semana 15
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No caso descrito no enunciado, Adalberto foi condenado a uma pena de um ano por furto, pena que foi substituída por restritiva de direitos. Além disso, a mesma foi cumulada com uma pena de multa.

Segundo o Artigo 114 do Código Penal, penas de multas serão prescritas em dois anos, se a multa for a única aplicada ou cominada, ou então no prazo estabelecido pela pena privativa de liberdade, se a multa for alternativa ou cumulativa (cominada ou aplicada).

Já segundo o Artigo 109 do Código Penal, o prazo de prescrição que seria de 1 ano, da pena restritiva, será de 4 anos.

Assim, não assiste razão à tese defensiva, pois a multa não se encontra prescrita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais