Buscar

competencia tecnico-operativo em serviço social II - G2

Atividade Avaliativa -Objetiva G2

1

1.O DIAGNÓSTICO tem um lugar no planejamento, e se este não for bem elaborado pode comprometer toda a execução e inviabilizar as ações, nesse sentido, o diagnóstico pressupõem alguns cuidados importantes na Estruturação do Diagnóstico.

O assistente social que atuar no diagnóstico de qualquer realidade deve

 

I- Prestar atenção nos diferentes fatores da organização/instituição; Realizar a análise a partir dos dados quantitativos e qualitativos do que já está sendo realizado; Ler criteriosa e analiticamente a documentação institucional, histórica, filosófica, relatórios de atividades, atas de reuniões, planos, projetos, balanços, precedentes, que permitirão construir cenários e fornecer indicadores que contribuam para o atual momento. Priorizar modelos flexibilizados e participativos com uma variedade de recursos para obtenção dos diferentes dados.

 

II Realizar a análise a partir dos dados quantitativos apenas, Ler criteriosa e analiticamente a documentação institucional, ler todos os documentos da instituição que sejam importantes e subsidiem a elaboração do diagnóstico.

 

III- Prestar atenção nos diferentes fatores da organização/instituição; Realizar a análise a partir dos dados quantitativos e dar ênfase aos qualitativos do que será realizado; Ler criteriosa e analiticamente a documentação institucional,  que permitirão construir cenários e fornecer indicadores que contribuam para o atual momento. Priorizar modelos flexibilizados e centralizadores com uma variedade de recursos para obtenção dos diferentes dados.

IV- Definir uma metodologia impactante  que tem a ver com o grau de abrangência ou complexidade das pessoas envolvidas.

 

É correto o que se afirma em:

Peso: 1.0

    A) I e III .

    B) I.

    C) I,II e IV.

    D) II.

    E) IV.


2

2.Escreva V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmações abaixo.

 

(  ) No planejamento estratégico, identificar e conhecer as oportunidades externas é imprescindível, bem como é importante, conhecer e evitar as ameaças externas é de suma importância.

( ) É importante assegurar que o planejamento seja participativo, na perspectiva de uma gestão compartilhada, quando estamos realizando um planejamento estratégico.

(  ) A qualidade, a eficiência e a efetividade de um planejamento dependem em muito da qualidade do Diagnóstico Estratégico.

 

(  )  No âmbito do planejamento estratégico, a AMEAÇA, é a força ambiental, razoavelmente controlável pela organização.

 

Após a realização da atividade acima, a sequência obtida e:

 

 

 

Peso: 1.0

    a) F,F,V,V.

    b) V,V,V,F.

    c) F,V,V,V.

    d) V,F,F,F.

    e) V,F,V,V.


3

3.Para ARMANI (2004) Os indicadores sociais integram a sistemática de projetos sociais, sendo elaborados a partir do Objetivo Geral, dos Objetivos Específicos, das Atividades e dos Resultados. A construção dos indicadores visa clarificar os papéis dos atores envolvidos e os significados dos conceitos, a partir do contexto da função/interpretação dos indicadores objetivamente verificáveis.

 

 

Com base nestas considerações, observe com atenção as considerações :

I-O uso dos  indicadores qualitativos e quantitativos possibilitam visualizar os objetivos do projeto.

II-A elaboração de indicadores começa a ser planejada a partir da construção de projetos sociais, desde a construção de seu diagnóstico na comunidade ou no local a ser executado.

III -Indicadores Operacionais dão evidências de que as situações, serviços e produtos planeados como Resultados foram alcançados.

IIV-O marco lógico é uma ferramenta completa para a elaboração e gestão de projetos sociais, nele percebe-se que um projeto possui de fato coerência.

 

É correto o que se afirma em:

 

 

 

Peso: 1.0

    A) I e III .

    B) I.

    C) I e II .

    D) I, II E IV.

    E) IV.


4

4.Correlacione às colunas:

 

 A-     REDES INTERSETORIAIS

B-      REDES REGIONAIS

C-      REDES DE SERVIÇOS PRIVADOS

D-     REDES SETORIAIS PÚBLICAS

E-      REDES SOCIAIS MOVIMENTALISTAS

 

( ) prestam serviços e operacionalizam programas sociais consagrados pelas políticas públicas.

 ( ) são as que articulam o conjunto das organizações governamentais, não governamentais, priorizando o atendimento integral às necessidades dos segmentos em vulnerabilidade social.

(  ) se caracterizam pela articulação entre serviços em diversas áreas da política pública e entre municípios de uma mesma região.

 (  ) constituída por serviços especializados de educação, saúde, habitação, previdência, entre outros  mediante pagamento

(   ) constituídas por movimentos sociais de luta pela garantia dos direitos sociais de denúncia, de vigilância  e pela  afirmação  de direitos.

 Após a realização da atividade a sequência correta é:

 

 

Peso: 1.0

    A)D-B-A-C-E.

    B)A-D-B-C-E.

    C)C-D-A-B-E.

    D)D-A-B-C-E.

    E)E-C-D-A-B.


5

5.O trabalho intersetorial é um processo bastante complexo, que exige dos atores sociais uma mudança cultural no trato com as comunidades locais, regionais, nacionais e com os demais serviços governamentais e não governamentais, os quais estão inseridos em um ambiente tradicionalmente setorial (GONÇALVES; GUARÁ, 2010).

PORQUE

 

A intersetorialidade passou a ser requisitada na implementação de políticas setoriais à medida que não se atingiam os níveis de eficácia, eficiência e efetividade esperados, especialmente, no que se refere ao atendimento das demandas da população ( Nascimento, 2010).

 

  Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a alternativa correta. 

Peso: 1.0

    A. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

    B As duas asserções são proposições falsas.

    C. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

    D. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

    E. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


6

6. 

I. Os indicadores sociais devem expressar bem os aspectos centrais das varáveis e estas por sua vez, devem traduzir a melhor apresentação possível dos conceitos considerados.

 

                                                        PORQUE

 

II.A lógica ao longo do processo de construção das variáveis  é fundamental para assegurar a validade dos indicadores e a construção de consensos em torno dos propósitos do projeto.

 

Analisando a relação proposta entre as duas asserções anteriores, assinale a opção correta.

Peso: 1.0

    a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

    b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

    C. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa incorreta da primeira.

    D. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

    E. As duas asserções são proposições falsas.


7

7.“O desenvolvimento do modo de produção capitalista e o consequente aprofundamento da desigualdade social e das expressões da questão social se configuram como a atual realidade que precisa ser apreendida pelo Serviço Social. Nesse sentido, o assistente social, ao apreender a realidade, percebe novas possibilidades de demanda e atuação, podendo transformá-las segundo sua intencionalidade e instrumentalidade em novos espaços e perspectivas para o exercício profissional “( SOUZA,2015).

 

 A partir desta concepção avalie as afirmações a seguir:

 

I - A intencionalidade dos assistentes sociais esta presente na instrumentalidade utilizada pelo profissional.

II - A instrumentalidade no Serviço Social é considerada prática de mediação e campo da cultura profissional.

 

III A instrumentalidade se materializa no cotidiano do trabalho do assistente social por meio da capacidade de criação, adaptação e transformação das condições objetivas e subjetivas do trabalho.

IV-  A intencionalidade é condição de reconhecimento social do Serviço Social.

É correto apenas o que se afirma em:

 

Peso: 1.0

    a)I.

    b)I ,II e III.

    c)II e IV.

    d)I, III e IV..

    e)III.


8

8.As Diretrizes Curriculares do Serviço Social(1996) trazem novos fundamentos para o centro da profissão que assume uma perspectiva epistemológica de matriz marxista.

      As diretrizes curriculares reafirmam a “questão social” como base de fundação sócio-histórica da profissão, salientando as respostas do Estado, do empresariado e as ações das classes trabalhadoras no processo de constituição, afirmação e ampliação dos direitos sociais (Abess/Cedepss, 1997a e 1997b). Nesse sentido, compreender as novas demandas nas quais a “questão social” se materializa é importante para a profissão em duas perspectivas:

 

 

 

I - apreender as várias expressões que assumem na atualidade as desigualdades sociais;

 

II- instalar formas de resistência à ordem social vigente.

III- garantir campos de atuação profissional e atendimento de demandas implicado no fazer ético.

IV- projetar defesa da vida e dos direitos com direção para novas formas de sociabilidade.

V- garantir aperfeiçoamento e campo de atuação restrito aos profissionais que lidam com o atendimento da questão social.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 

 

 

 

 

Anulada
Motivo: Questão não está bem elaborada.
Peso: 1.0

    a) I.

    b) I e II.

    c) II e IV.

    d) I, III e IV.

    e) III.


9

9.O exercício profissional exige do assistente social que tenha competência para defender o seu campo de trabalho, negociar com a instituição empregadora seus projetos e sobretudo, agir além das rotinas de trabalho. Atualmente, o Estado, nos seus diferentes níveis de federação é o maior empregador dos assistentes sociais, existindo uma autonomia entre o trabalho profissional na política pública e a política pública. Assinale a alternativa que descreve corretamente os elementos que sinalizam tal autonomia.

Peso: 1.0

    a) A autonomia entre o trabalho do assistente social na política pública e a politica pública de fato não se legitima , pois As competências da profissão se igualam as responsabilidades do Estado.

    b) O Estado nos diversos níveis da federação, é hoje o maior empregador dos assistentes sociais, neste sentido os profissionais são meros operacionalizadores de políticas emanadas do Estado, assim sendo criadores de respostas institucionalizadas à ¿questão social¿.

    c) Embora existam tensões entre projetos profissionais e políticas governamentais e nítidas disputas teóricas e políticas no direcionamento do Serviço Social brasileiro, ainda hoje a profissão atende as demandas do Estado sem resistências.

    d) No exercício da profissão nos diferentes níveis de federação, contata-se a presença de forças sociais e políticas reais, contudo, as rotinas institucionais presentes no movimento da realidade não permitem ao profissional a autonomia de atuação.

    e) Embora as políticas públicas sejam espaços privilegiados de atuação do Serviço Social, a profissão não pode ser confundida com a responsabilidade do Governo ou mesmo do Estado, pois estão são constitucionalmente responsáveis pela formulação, gestão e financiamento de políticas e programas sociais.


10

10.Assinale ( V) para as questões verdadeiras e (F) para as falsas:

 

(  ) As diretrizes curriculares para o curso de Serviço Social, propostas pela Abess/ Cedepss, afirmam o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais.

 

(  ) As diretrizes curriculares reafirmam a “questão social” como base de fundação sócio-histórica da profissão, salientando as respostas do Estado, do empresariado e as ações das classes trabalhadoras no processo de constituição, afirmação e ampliação dos direitos sociais.

 

 

(  )  A formação em Serviço Social propõe-se a viabilizar a capacitação teórico-metodológica e etico--política como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas.

 

(   ) A partir das inovações das diretrizes curriculares, o conteúdo da formação passa a ser sustentado em três núcleos temáticos: Núcleo dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos da vida social; Núcleo dos fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e do significado do Serviço Social no seu âmbito e Núcleo dos fundamentos do trabalho profissional.

 

 

(   )  A  partir da dimensão teórico-prática da profissão, prevista no discurso da  formação por competência, temos algumas competências específicas por ela requeridas à integração entre o saber, o saber--fazer e o saber ser e ainda, a valorização das experiências vividas e da própria subjetividade no exercício cotidiano.

 

Após analise das afirmativas, a sequencia correta é:

 

 

 

 

 

Peso: 1.0

    a)F,V,V.V,F.

    b)V,V,F,V,V.

    c) V,V,V,V,V

    d)F,F,V,V,V.

    e)V,V,V,V,F

💡 1 Resposta

User badge image

andreia alecsandra

Vc poderia disponibilzar o gabarito?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais