Buscar

ANTROPOLOGIA

“De acordo com a abordagem de Foucault (1981), para entender a possibilidade epistemológica do surgimento da antropologia é preciso partir da invenção do homem como objeto de conhecimento positivo e da ênfase na idéia de processo que, articuladas, delineiam a episteme moderna. Os dois elementos estão nítida e significativamente presentes na obra de Lewis Morgan. Em A sociedade primitiva, o autor institui a possibilidade de uma ciência do homem com base na concepção da historicidade de seu objeto, historicidade concebida enquanto processo temporal de desenvolvimento das culturas humanas rumo à civilização. Na medida em que a possibilidade de uma ciência do homem pressupõe a idéia de uma identidade humana universal, essa discussão alcança a problemática relativa a uma tensão analítica fundamental do saber antropológico; tensão que envolve, em um pólo, a idéia da unidade do gênero humano e, em outro, a concepção da multiplicidade das culturas. No entanto, seguindo a sugestão inscrita na colocação inicial deste texto, o propósito aqui não é explorar essa tensão no interior do saber antropológico, mas alcançá-la enquanto tensão própria à ordem social instaurada na época moderna.” ( GARCIA, Sylvia Gemignani. “Antropologia, modernidade, identidade: notas sobre a tensão entre o geral e o particular”. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 5, 1993) A partir da leitura do excerto acima, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. A idéia de uma identidade humana universal, defendida por Morgan, não implica na igualdade social, por isso sua teoria não pode ser considerada uma teoria antropológica social ou cultural. b. O autor defende que a tensão entre diversidade e unidade não é um problema único da antropologia, mas reflete preocupações da ordem social instaurada no momento de formação do pensamento antropológico. c. A possibilidade de surgimento da antropologia depende do desenvolvimento de algumas premissas epistemológicas modernas, segundo Foucault. d. Tendo o homem como objeto de estudo científico e baseando-se na noção de processo, o evolucionismo cultural pode ser considerado parte da episteme moderna.

💡 2 Respostas

User badge image

anderson lima

Ao ceticismo positivista e à noção de identidade cultural

 

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Resposta : Alternativa b.

O genero humano é único,mas acultura engloba todos os tipos de manifestaçoes sociais. A antropologia substituiu o termo raça do evolucionismo social pelo termo cultura. A Antropologia atual ainda tem como objeto de estudo o homem (único), quanto a sua cultura (múltipla).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais