A maior rede de estudos do Brasil

Quais são os elementos químicos que estão correlacionados ao ser humano?

Com base dentro dos elementos conhecidos da tabela periódica e, se possível, as biomoléculas.


2 resposta(s)

User badge image

Iago Cavalcante

Há mais de um mês

>>>http://profmokeur.com/quimicap/quimptbody.htm

>>>http://profmokeur.com/quimicap/quimptbody.htm

User badge image

Especialistas PD

Há mais de um mês

O corpo humano é composto por, no mínimo, 60 elementos químicos diferentes e suas finalidades não são muito conhecidas. Estima-se que 96% do nosso organismo se compõe por 4 elementos em particular: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio, principalmente em forma de água. Os 4% restantes se compõe por outros poucos elementos e poderíamos dizer que 99% do corpo é composto por 6 elementos: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo.

Biomoléculas são moléculas sintetizadas por seres vivos e que participam da estrutura e dos processos bioquímicos dos organismos. Vitaminas, carboidratos, lipídios e proteínas são constituídas por biomoléculas.

Na sua maioria, são compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 99,0% de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Seu principal componente é o carbono, que é capaz de formar quatro ligações. Em porcentagem do peso seco da célula temos: carbono 50% a 60%; oxigênio 25% a 30%; nitrogênio 08 a 10%; hidrogênio 3% a 5%. A água é uma biomolécula importante, responsável por 70% do peso total de uma célula. Além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental na definição de suas estruturas e funções.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes