Buscar

Como calcular a entalpia de entrada e entaplia de saida no seguinte exercicio. TERMODINAMICA APLICADA

Um gerador de vapor da agua está instalado em uma industria ,com a finalidade de produzir 0,5kg/s de vapor a 3 MPa e 300C(graus Celcius). Na entrada do equipamento, entra agua liquida a 3 Mpa e 90C. Considerar variações de energia cinetica e potencial iguais a zero. se nao ha produção de trabalho, determinar (perguntas acima)

💡 2 Respostas

User badge image

Marcio Luiz

energia final menos inicial

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Entalpia (H) é a quantidade de energia que se encontra nas substâncias e que pode ser alterada mediante reações químicas. Essas reações podem ser exotérmicas (aquelas que liberam calor) ou endotérmicas (aquelas que absorvem calor).

Não é possível calcular a energia contida em uma substância, mas sim a variação da entalpia mediante as suas reações.

Para esse cálculo foi estabelecida a entalpia padrão, que é igual a zero (H = 0). Nessa forma padrão, as substâncias podem ser comparadas pois se encontram a uma temperatura de 25º C sob a pressão atmosférica de 1atm.

De acordo com a Lei de Hess, a variação da entalpia é a entalpia final (depois da reação) menos a entalpia inicial (antes da reação):

ΔH = Hf – Hi

É o mesmo que dizer que a variação da entalpia resulta da diferença entre a entalpia do produto e a entalpia do reagente.

Esse cálculo é feito a partir da seguinte fórmula:

ΔH = Hp – Hr

Onde,

ΔH = variação de entalpia
Hp = entalpia do produto
Hr = entalpia do reagente

De acordo com a fórmula, a variação da entalpia é positiva quando a entalpia do produto é maior do que a entalpia do reagente. Isso indica a ocorrência de uma reação endotérmica, pois nesse caso houve absorção de calor.

Por outro lado, a variação é negativa quando a entalpia maior é a entalpia do reagente, o que indica a ocorrência de uma reação exotérmica. As reações exotérmicas liberam calor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais