Buscar

Todos os dias, envolvemo-nos em diversos processos comunicativos, do simples diálogo a informações complexas. Com o avanço da tecnologia, os veículos

💡 1 Resposta

User badge image

Eliete Silvestre

Resposta: Em ambos os casos houve a comunicação entre os personagens, utilização das normas gramaticais de acordo com a época, lugar, o tempo e o espaço social utilizado para tal.

No texto 1 –  A rainha ao fazer a pergunta, nota-se que a beleza e a vaidade estão presentes na relação da Rainha com o espelho, em que existe apenas ela e seu reflexo, competindo contra ela mesma, enquanto imagem refletida. O espelho era mágico e já tinha sempre a mesma resposta daquilo que a rainha queria ouvir. Bela, vaidosa e única entre todos do reino.

Trata-se de um texto literário de contos de fadas escrito na linguagem formal e padrões de oralidade na norma culta da língua portuguesa.

 

No texto 2 – Uma pessoa qualquer faz a mesma pergunta e publica na internet uma foto dela para receber as respostas. Nota-se nesse caso que, a internet se transformou no juiz para avaliar a self feita pela câmera do celular daquela pessoa.

Nota-se nesse caso que, o espelho são os internautas que vão dar a resposta baseados naquilo que julgam ser o padrão de beleza para os dias de hoje. Geralmente tomam como exemplo para comparações as celebridades, uma modelo talvez e, com isso, nesses casos podem surgir as respostas irônicas, que podem ou não ser tão agradáveis como queremos.

Nesse caso o texto de internet está escrito de forma coloquial e comunicação espontânea, não obedecendo exclusivamente as regras gramaticais e onde é emitida a opinião pública sobre o assunto abordado.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais