Buscar

Quais as principais diferenças entre Structure Conduct Performance (SCP) e Resource-Based View (RBV)

💡 2 Respostas

User badge image

Josiane Rocha

...

0
Dislike0
User badge image

Eliane Filippini

A vertente estratégica da gestão do conhecimento é dividida em duas linhas teóricas que compreendem: a Structure Conduct Performance (SCP) e a Resource-Based View (RBV). A primeira é mais voltada para o ambiente externo, ao contrário da segunda, também conhecida como Visão da Empresa Baseada em Recursos (VBR), que foca na análise interna dos recursos. Diante disso, assinale a alternativa incorreta:

Escolha uma:

a. As duas teorias têm sua origem na economia, consideram o sucesso como o retorno acima da média do setor, bem como a vantagem competitiva sustentável da firma.

b. Uma diferença entre estas teorias se refere ao foco estratégico. A SCP tem seu foco na relação com a indústria, enquanto a RBV tem seu foco nos recursos internos das empresas.

c. O principal representante da teoria SCP foi Michael Porter, que afirmava que as organizações deveriam buscar a vantagem competitiva por meio da criação de estratégias competitivas, que precisavam ser formuladas considerando a análise da indústria da qual a organização faz parte bem como da relação da mesma com esse ambiente.

d. Sobre a teoria RBV, o economista Birger Wernerfelt pontua que as empresas deveriam procurar recursos novos que não precisariam combinar com os recursos que as mesmas já dispunham com o propósito de serem competitivas no mercado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais