Buscar

I- Justificar porque a fermentação láctica produz apenas 10% de energia em relação a respiração celular.

💡 2 Respostas

User badge image

Laila Santos

Porque a fermentação Lactica é feita através da hemácia e as hemácias não possuem
mitocôndrias,por este motivo ela consegue metabolizar a glicose até a fase anterior a
fase mitocondrial.A glicose produz piruvato através do qual é produzido o ácido
láctico,caracterizando a formação láctica.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A fermentação lática nas células musculares é um processo que ocorre de forma alternativa (escassez), frente a situações em que o organismo não realiza respiração aeróbia. Considerado um artifício metabólico de curto prazo, ativado quando o organismo é submetido a um intenso esforço físico. 


Durante a atividade muscular em condições de anaerobismo (falta de energia por respiração aeróbica), inicialmente as células catabolizam parcialmente a molécula de glicose. A molécula de glicose é processada resultando em duas moléculas de ácido pirúvico, fornecendo uma quantidade pequena de energia (2 moléculas de ATP), produzindo também duas moléculas de NADH2 (enzima aceptora de hidrogênio).

Em continuidade ao processo catabólico, cada ácido pirúvico em reação com as moléculas de NADH2, dão origem a duas moléculas de ácido lático, restituindo as enzimas e liberando mais 06 moléculas de ATP para o funcionamento celular. 


Portanto no processo de fermentação lática são formados no total 8 ATP's em relação a 38 liberados no processo aeróbico (Quando enunciado fala em 10% refere-se ao 2 ATP's liberados na primeira catálise frente a 18 liberados no processo aeróbico). 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais