Buscar

O que define a psicanálise como campo específico, que se diferencia da Psicologia?

A pergunta faz referência aos conceitos que compoe a definição de psicanálise

💡 13 Respostas

User badge image

Luís Carlos Morais Filho

A diferença, antes de tudo, é perceptível a partir dos próprios termos envolvidos na construções das duas palavras. Enquanto a psicanálise é uma análise da psiquê humana e possui, portanto, raízes que conduzem do empírico ao teórico, a psicologia assume em si mesma a possibilidade do contrário.

 

Do ponto de vista prático, a psicanálise possui uma construção epistemológica específica, baseada de modo geral na compreensão do inconsciente obtida por meio do estudo de seus expositores (destaque para Freud, Jung, Lacan, Reich). Essa construção é diferével de outras, como o Bahaviorismo ou o Holismo, que possuem outras premissas para sua construçao epistemológica.

26
Dislike1
User badge image

Annelise Lopes

A Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psiquê humana independente da Psicologia,de acordo com Sigmund Freud, psicanálise é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo. 

4
Dislike0
User badge image

arielly 虎

Enquanto as outras vertentes buscam ligar a psicologia ao mundo físico, a psicanálise foca apenas no inconsciente e no que o sujeito não demonstra ou expressa.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais