Buscar

CORRELACIONE O PRINCIPIO DA LEGALIDADE E O DA TIPICIDADE TRIBUTARIA

💡 2 Respostas

User badge image

Fabricio Alves

correlacione o principio da legalidade e o da tipicidade tributaria

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O princípio da legalidade está previsto no artigo 150, I da Constituição Federal:

"Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal:

I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça."

Vê-se a intenção do legislador constituinte de que nenhum tributo seja instituído ou aumentado, se não por intermédio de lei. 

Somente a lei pode criar, alterar ou extinguir tributo, visto que na relação jurídico-tributária, apenas comporta regulação legal para quaquer desses atos.

Quanto ao princípio da tipicidade, Roque Antonio Carrazza considera que é aquele que determina que os elementos integrantes do tipo tributário devem ser formulados na lei de modo tão preciso e determinado, que o aplicador não tenha como introduzir critérios subjetivos de apreciação, que poderiam afetar, como já escrevemos, a segurança jurídica dos contribuintes, comprometendo-lhes a capacidade de previsão objetiva de seus direitos e deveres.

Temos, portanto, que o princípio da legalidade exige que a criação, alteração ou extinção de tributo sejam feitas por meio de lei, e que o principio da tipicidade, complementando, exige que esta lei traga todos os elementos integrantes do tipo tributário de modo preciso e determinado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais