Buscar

O que eh surfactante?

colabamento alveolar

💡 6 Respostas

User badge image

Ariele Costa

Surfactante é uma substância produzida pelos Pneumócitos tipo II, sua principal função é possibilitar a elasticidade dos alvéolos possibilitando sua expansão e retração nos movimentos reparatórios. A substância também reduz a tensão entre o líquido presente na cavidade alveolar e o ar, evitando a colabação dos alveólos.

Crianças prematuras nascem sem este liquido no pulmão (doença da membrana hialina) e necessitam de ventilação mecânica e a administração de surfactente pelo tudo traqueal. 

6
Dislike0
User badge image

Natália Velozo

De forma bem objetiva:

Surfactante pulmonar é uma substancia responsável por diminuir a tensão superficial no pulmão.Essa substância é produzida pelas células alveolares do tipo II.

Qualquer distúrbio que altera ou destrói o surfactante pulmonar pode causar alterações significativa no trabalho de distensão pulmonar.

Espero ter ajudado!! :)

5
Dislike0
User badge image

Matheus Leonardo

Surfactante Alveolar é uma espécie de substância secretado dentro dos alvéolos pela membrana alveolar, é uma mistura de moléculas lipoproteicas, produzidas pelas células secretoras do epitélio alveolar. Também conhecida como agente tensoativo, essa substância reduz a tensão superficial do líquido presente nos alvéolos. Substância Surfactante é uma lipoproteína que diminui a força de coesão entre moléculas de água localizadas na membrana alveolar; suas células secretoras são globosas e denominadas Pneumócitos II. Sua produçao começa na 30ª semana de gestação e é essencial que esteja sendo produzido em quantidade suficiente ao nascimento do feto, pois do contrário haverá o colabamento dos alvéolos quando o recém-nascido entrar em contato com o ar.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais