Buscar

gente , alguém ai tem alguma coisa que fale sobre a simbologia na enfermagem?

💡 1 Resposta

User badge image

Jeann Gonzaga

Juramento, Símbolo, Cores e Pedra utilizados pela profissão.

São estabelecidos de acordo com a Resolução COFEN nº 218/1999, que aprova o regulamento que disciplina sobre o juramento a ser proferido nas solenidades de formatura dos cursos, símbolo, cores e pedra utilizados na Enfermagem (COFEN, 2005).

 Quais os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem?

 A Lâmpada, para enfermagem, significa caminho, ambiente. A lâmpada é um símbolo e uma tradição na Enfermagem brasileira em homenagem a Florence Nightingale, precursora da Enfermagem Moderna. Durante a noite, Florence, com sua lâmpada de azeite, visitava cada soldado prestando-lhes cuidados, oferecendolhes uma palavra de apoio e promovendo-lhes o conforto necessário para a recuperação. Essa rotina conferiu-lhe a denominação de "A DAMA DA LÂMPADA". 

Na enfermagem, a cobra significa Magia, alquimia.  A cobra e a cruz representam a Ciência.

A seringa representa a técnica.

Pedra Símbolo da Enfermagem: Esmeralda

Cor que representa a Enfermagem: Verde Esmeralda

Símbolo: lâmpada, conforme modelo apresentado.

Brasão ou Marca de anéis ou acessórios: Enfermeiro: lâmpada e cobra cruz Técnico e Auxiliar de Enfermagem: lâmpada e seringa

Cor Verde: É a cor que representa a Enfermagem; Representa paz, tranquilidade, cura, saúde. Juramento: “SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; RESPEITAR O SER HUMANO DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA DO SER HUMANO; ATUAR JUNTO À EQUIPE DE SAÚDE PARA O ALCANCE DA MELHORIA DO NÍVEL DE VIDA DA POPULAÇÃO; MANTER ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, OBEDECENDO OS PRECEITOS DA ÉTICA, DA LEGALIDADE E DA MORAL, HONRANDO SEU PRESTÍGIO E SUAS TRADIÇÕES".

Decreto n. 2.956 - de 10 de Agosto de 1938 Institui o "Dia do Enfermeiro "

O Presidente da República, Decreta: Artigo único. Fica instituído o " Dia do Enfermeiro ", que será celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Ana Neri, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País. Rio de Janeiro, em 10 de agosto de 1938, 117º da Independência e 50º da República. Getulio Vargas Gustavo Capanema

Decreto nº 48.202/60, de 12 de maio de 1960. Institui a "Semana da Enfermagem" O Presidente da República,usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, item I, da Constituição decreta: Art. 1º - Fica instituída a Semana da Enfermagem, a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri. Juscelino Kubitschek Clovis Salgado

RESOLUÇÃO COFEN-294/2004 Criada em 15 de Outubro de 2004 Art 1º: Institui o Dia 20 de Maio como data consagrada nacionalmente a celebração do “Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem”.  Especialidades em Enfermagem: De acordo com a Resolução 290/2004 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que fixa as especialidades de Enfermagem, o profissional de Enfermagem pode especializar-se nas seguintes áreas de atuação de competência do Enfermeiro: Assistência ao adolescente, Atendimento Pré- hospitalar, Banco de Leite humano, Cardiovascular ,Central de Material e esterilização, Centro Cirúrgico, Clínica cirúrgica, Clínica Médica, Dermatologia, Diagnóstico por imagem  Doenças Infectocontagiosas  Educação em Enfermagem  Emergência  Endocrinologia  Endoscopia  Ética e Bioética  Gerontologia e Geriatria  Ginecologia  Hemodinâmica  Homecare  Nefrologia  Neonatologia  Obstetrícia  Oncologia  Pediatria  Saúde Coletiva  Trabalho, etc...

Teorias de Enfermagem

Atualmente, a Enfermagem não é somente arte, mas uma ciência, pois se baseia em princípios científicos. As Teorias de Enfermagem, longe de serem meros conteúdos teóricos, traduzem em seus conceitos e modelos o infinito de trabalho profissional da Enfermagem, fundamentado na ciência do conhecimento e do saber – cultural, social, comportamental – envolvendo o indivíduo não apenas como pessoa, mas enquanto família, social, profissional, comunidade, cultura e instituição.

Tipos de Teorias de Enfermagem

-Teoria Ambiental (Florence Nightingale - 1860) Florence Nightingale associou o estado de saúde do cliente aos fatores ambientais, percebidos por meio de observação e coleta de dados. Ela trabalhou com enfoque em características ambientais gerais como: iluminação, ruído, ventilação, higiene ambiental e pessoal, água pura, ambiente externo, utensílios dos pacientes, aspectos nutricional.

- Teoria de Solução de Problema (Faye Glenn Abdellah – 1960). Enfatiza a atenção nos cuidados de Enfermagem para satisfazer às necessidades físicas, psíquicas, sociais e espirituais do indivíduo e família.

- Teoria da Definição das Práticas de Enfermagem (Virgínia Henderson – 1955) Define a Enfermagem como auxílio ao indivíduo, doente ou sadio, na realização de atividades que contribuam para a saúde, recuperação ou morte pacífica e tranquila, as quais o indivíduo realizaria sem auxílio se tivesse força, vontade ou conhecimento necessário.

-Teoria do Auto-Cuidado (Dorothea E. Orem – 1971). Consiste basicamente na idéia de que os indivíduos, quando capazes, devem cuidar de si mesmos, quando existe incapacidade, entra o trabalho do enfermeiro no processo do cuidar.  Teoria das Necessidades Humanas Básicas (Wanda de Aguiar Horta – 1970). A Enfermagem tem como propósito assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas e, para isso, busca sempre acumular conhecimentos e técnicas. Essas necessidades são de natureza variadas: Necessidades Psicossociais: Amor, aceitação, atenção, liberdade, lazer... Necessidades Psicobiológicas: Oxigenação, hidratação, nutrição, eliminação, sono e repouso... Necessidades Psicoespirituais: Religião ou teologia, ética ou filosofia de vida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais