Buscar

Explique como é possível diferenciar um ovo cozido do ovo cru pelo principio da consevação do momento angular

Prática 12

💡 1 Resposta

User badge image

Priscilla Souza

 

Fazendo-o girar sobre uma mesa. O ovo cru dá uma rotação mais irregular do que o ovo cozido, uma vez que no ovo cru a clara e a gema estão fluidas e deslocam-se no seu interior. Esse deslocamento faz variar o momento de inércia e a velocidade angular; uma conseqüência do  princípio da conservação da quantidade de movimento angular. Quando se cozinha o ovo, dá-se o endurecimento do conteúdo e ele gira com regularidade, uma vez que o momento de inércia e a velocidade angular são constantes, já que não se produzem deslocamentos da massa do seu interior. Também é possível diferenciá-los deixando-os rolar sobre o mesmo plano inclinado, a partir de uma certa altura.

 

14
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Quando cozinhamos um ovo, ele fica com a gema e a clara “duras”, e ao colocarmos ele sobre uma mesa fazendo-o girar ele vai girar mais rápido e durante mais tempo do que o ovo cru. Para explicar isso devemos ter em mente que o ovo cozido gira como se fosse um corpo único. Já o ovo cru, como temos um líquido no seu interior, em função da inércia (tendência a manter o estado do seu movimento), ao fazermos com que ele gire com os dedos da nossa mão na sua casca fazendo um movimento giratório, o líquido demora um pouco mais para pegar este “EMBALO”, sendo assim ele acaba ficando mais lento, pois o liquido “que prefere ficar parado (inércia) acaba freando o movimento que acabamos de inflingir ao ovo como um todo.

O ovo cru também se difere do ovo cozido em seu movimento de rotação! Se temos um ovo cozido girando, ao simplesmente tocarmos este ovo com um dedo o movimento irá parar de imediato, já em um ovo cru, ao colocarmos o dedo o ovo irá parar naquele instante mas se rapidamente retirarmos o dedo, o ovo cru novamente iniciará o seu movimento de rotação, com menos velocidade é claro mas ao contrário do ovo cozido ele continua se movimentando. Por que acontece? Novamente em função da INÉRCIA! No entanto neste caso o líquido dentro do ovo “prefere ficar em movimento”! Uma outra maneira de reconhecer quem esta cru ou cozido, mas um pouco mais complicada seria amarrarmos os dois ovos que queremos fazer o experimento (utilize barbante e fita adesiva) usando exatamente as mesmas quantidade de materiais, suspenda os dois ovos e torça o fio que os segura um número de vezes qualquer, porém iguais para ambos. O ovo cozido irá girar no sentido contrário ao soltarmos, torcerá o barbante, voltará a girar no sentido contrário, torcerá o barbante e assim sucessivamente até parar por definitivo. Já o ovo cru, fará um número de vezes bem menor do que o ovo cru...razão do fato? A inércia do liquido dentro do ovo freia o ovo cru antes do ovo cozido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais