Buscar

cite dois pontos negativos e positivos que podem ocorrer na execussao da obra sem o estudo previo do terreno

💡 2 Respostas

User badge image

Thaís Gorni

Os solos são constituídos de um conjunto de partículas entremeadas com ar (e/ou água) nos seus espaços vazios, dispostos em camadas, com diferentes espessuras e profundidades. Cada camada possui resistência diferente da outra e há variações de resistência.
Com a sondagem é possível definir as profundidades destas camadas, como sua natureza e resistência a cada metro perfurado (através do ensaio SPT) e orientar-nos quanto à presença, ou não, de lençol subterrâneo (lençol freático), assim é possível executar a fundação mais adequada à construção, assim como projetar estruturas de contenção de terra, necessárias quando se têm cortes e/ou aterros no terreno.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Vejá os pontos abaixo:

O princípio da precaução visa enfrentar a incerteza de possíveis danos ambientais que determinadas obras ou atividades podem causar. Possui extrema relevância e está diretamente ligado à importância do EPIA, pois a melhor forma de preservar o meio ambiente é evitar a ocorrência dos danos ambientais, já que a reparação ambiental pode ser, muitas vezes, inviável, além de possuir um valor elevado. Desse modo, tal princípio objetiva evitar a realização de obras ou atividades que podem trazer grande impacto ambiental, sendo necessária a realização do EPIA para que sejam identificados e demonstrados os riscos dessas obras/atividades para o Poder Público e a sociedade.


O princípio do poluidor-pagador, por sua vez, determina que se alguma obra/atividade causar dano ao meio ambiente, o proponente do projeto deve arcar com as medidas mitigadoras para internalizar o impacto ambiental e que, se não o fizer, estará sujeito a sanções aplicadas pelo Poder Público. Assim, seu escopo é evitar o dano ambiental e as atividades econômicas que, por visarem apenas o lucro, não investem em medidas preventivas para reduzir/erradicar os danos ambientais.

fonte:https://julierozani.jusbrasil.com.br/artigos/223919936/o-estudo-previo-de-impacto-ambiental-o-dilema-entre-a-protecao-do-meio-ambiente-e-o-crescimento-socioeconomico

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais