Buscar

O que ocorre nas reações de H2SO4 + Carbonato de Cálcio e nas reações H2SO4 + Carbonato de sódio?

Fizemos essa experiência em laboratório mas eu quero entender o porque ambas as reações borbulham e a de H2SO4 + carbonato de sódio forma precipitado.

💡 1 Resposta

User badge image

Neemias Dos Santos

Renata! Provavelmente a reação que houve no experimento de ácido sulfúrico e Carbonato de Cálcio, foi de dupla troca entre as espécies químicas em solução, onde obteve - se a formação de sulfato de cálcio e ácido Carbônico. Mas o ácido Carbônico em solução aquosa ele é muito instável e se dissocia facilmente para virar água e dióxido de carbono (essa é a explicação para o surgimento das bolhas). Já a explicação para o carbonato de sódio e ácido sulfúrico é a mesma, também tem a formação da dissociação do ácido carbônico. Porém não tenho certeza se realmente forma precipitado. Uma vez que os sulfatos são solúveis em meio aquoso. Exceto a Ag +, Pb++ , Mg++ etc. Espero ter ajudado!
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Essas reações resultam na formação de sulfato de cálcio. Esse composto, é atacado por ácidos, liberando CO2 como produto. Isso pode ser visualizado no experimento pela efervescência (borbulhas) que há dentro da água no tubo de ensaio. O vinagre contém ácido acético e o ácido muriático é o ácido clorídrico.

Para uma exemplificação prática, suponhamos que temos 300 gramas de de carbonato de cálcio com 5% de impurezas. A massa de sulfato de cálcio formada, considerando 88% de rendimento, será:

100,09g CaCO3 ------------- 119g de CaSO4
300g CaCO3 ------------------ X
X= 356,7g de CaSO4 (rendimento de 100%)

100% ----------------------- 356,7 g de CaSO4
88% ------------------------- X

X = 313,9g

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais