Buscar

o que é ação de despejo?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

É uma ação que está prevista na lei 8245/90 que tem por objetivo tirar o inquilino da posse direta do imóvel em virtude, por exemplo, de inadimplemento contratual segundo o artigo 9° da lei 8245.
4
Dislike0
User badge image

Orleyandra Costa Lima

É a forma de reaver imóvel quando a posse direta decorre de contrato de locação. Nesse sentido, prescreve o artigo 5º da Lei nº 8.245/91: “Seja qual for o fundamento do término da locação, a ação do locador para reaver o imóvel é a de despejo”. Ordinariamente, o locador é o legitimado ativo. Mas também pode ingressar com a ação o anterior nu-proprietário ou fideicomissário (artigo 7º da Lei nº 8.245/91); adquirente (artigo 8º); cônjuge que não anuiu, na locação por prazo superior a dez anos (artigo 3º). Tem legitimidade passiva o locatário, mesmo que sub-rogatário, como no caso do artigo 12 da Lei nº 8.245/91; o sublocatário legítimo (artigos 14, 15, 16 e 59, § 1º, V); e pessoas não autorizadas, após a morte do locatário (artigos 11, I e 59, § 1º, IV). A petição inicial deve respeitar os requisitos do artigo 282 do Código de Processo Civil, acrescidos das peculiaridades de cada ação de despejo. Tem procedimento comum, rito ordinário, exceto no caso de despejo para uso próprio, por pessoa física, cuja ação poderá, se o autor quiser, ser aforada no Juizado Especial Cível, seguindo o procedimento da Lei nº 9.099/1995 (artigo 8º).

3
Dislike0
User badge image

Jéssica Raiany Vieira Ramos

Se tratando de locação de imóvel é prescindem que as obrigações de pagamento e manutenção sejam feitas pelo inquilino. Se assim não o fizer o locatário pode ingressar com a ação de despejo que visa a restituição da posse do imóvel, prevista na Lei 8.245/90. Segue as regras do CCB no requisito de despejo quando o possuidor tiver causando "danos" ao imóvel, sendo mais comum a falta de pagamento de 1 mês de aluguel.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais