estado da matéria
Dayana Boveto
A parafina é considerada um material amorfo que é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atômicos), como os sólidos regulares. Para um material ser considerado como sólido regular é preciso que tenha uma estrutura cristalina definida, que corresponde a um posicionamento dos átomos que o compõe. Os materiais amorfos não apresentam forma geométrica definida, podem apresentar até certa rigidez como os sólidos comuns, mas seus átomos não se encontram em organização espacial (a nível microscópico).
Especialistas PD
A parafina é uma mistura de hidrocarbonetos saturados, apresentada na forma sólida. Derivada do petróleo, é matéria prima essencial para produção de velas, possui cor branca, não tem odor, nem gosto.
São vários os tipos de parafinas: parafinas líquidas, parafinas em barra, parafinas em gel. Todas se diferenciam, basicamente, pelo ponto de fusão.
A parafina líquida é, na verdade, um óleo parafínico, pois não fica sólido. Ela também é vendida na forma líquida apenas se for transportada aquecida. A parafina em barra também serve para a mesma aplicação, porém seu formato dificulta sua fusão por ser um bloco menor.
Já a parafina gel é um polímero termoplástico que utiliza-se para vela decorativa. Vale ressaltar que todas essas parafinas podem ser utilizadas para fabricação de velas! Mas a mais tradicional, a que conhecemos, é a parafina macro cristalina, com ponto de fusão de 140ºF;
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Compartilhar