Buscar

Explique porque o estado gasoso é o que apresenta a maior entropia

em relação aos demais estados físicos da matéria

💡 1 Resposta

User badge image

Kely Couto

Em processos espontâneos a energia de um sistema tende a diminuir e a entropia total tende a aumentar.  No estado líquido, as moléculas estão mais agrupadas, tendo menor espaço de movimentação, portanto, estão mais “ordenadas”. No estado gasoso as moléculas movimentam-se com mais liberdade, portanto, estão em um estado de maior “desorganização”.  Logo, na evaporação de um líquido há aumento de entropia já que as moléculas se movimentam muito mais que nos estados líquido e sólido, ficando menos organizadas, lembrando que a entropia mede o grau de desordem de um sistema.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Por definição, entropia é a medida do grau de desordem de um sistema. É uma grandeza física que está relacionada com a Segunda Lei da Termodinâmica e que tende a aumentar naturalmente no Universo.

Trazendo este conceito ao cotidiano, imagine, uma pessoa ao iniciar uma atividade tem seus objetos organizados, e a medida que ela vai os utilizando e desenvolvendo suas atividades, seus objetos tendem a ficar cada vez mais desorganizados.

Sabe-se que no estado gasoso, as moléculas não possuem agregação (muita movimentação, alta desordem e, logo, alta entropia) e, no estado sólido, há alta agregação entre as moléculas (pouca movimentação, muita organização e baixa entropia). 

Disso, tiramos que:

S do gás > S do líquido > S do sólido

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais