Buscar

Qual a função do esfíncter pré-capilar?

💡 2 Respostas

User badge image

Jeferson Bruno

No início da metarteríola existe um pequeno e denso anel muscular, o esfincter pré-capilar, cuja contração fecha a entrada de sangue nos capilares. Na porção inicial da vênula existe uma
outra estrutura muscular semelhante, o esfincter pós-capilar, cuja contração impede a saída do sangue dos capilares. Os esfincteres desempenham importante papel na regulação do fluxo nos capilares, especialmente o esfincter pré-capilar, que responde aos estímulos locais dos tecidos. O sangue pode seguir diferentes trajetos na microcirculação, dependendo das necessidades dos tecidos. A constrição do esfíncter pré-capilar força a passagem do sangue da arteríola para a vênula, sem atravessar os capilares. Quando as necessidades de oxigênio dos tecidos aumentam, há abertura de um grande número de esfincteres para irrigar um maior número de conjuntos de capilares.

FUNDAMENTOS DA CIRCULAÇÃO E XTRACORPÓREA - CAPÍTULO 3 – FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR - Página 62 

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um esfíncter pré-capilar é uma banda de músculo liso que ajusta o fluxo sanguíneo em capilares, principalmente na microcirculação mesentérica . No ponto em que cada um dos capilares se origina de uma arteríola , uma fibra muscular lisa envolve o capilar. Isso é chamado de esfíncter pré-capilar.


O esfíncter pode abrir e fechar a entrada do capilar, pelo que a contração faz com que o fluxo sangüíneo no capilar se altere à medida que ocorre a vasomoção. O leito capilar inteiro pode ser desviado pelo fluxo sangüíneo através de anastomoses arteriovenosasou através de fluxo preferencial através de metarteríolos .


Se o esfíncter estiver danificado ou não puder contrair, o sangue pode fluir para o leito capilar a altas pressões. Quando as pressões capilares são altas (por gravidade, etc.), o fluido passa pelos capilares para o espaço intersticial , resultando em edema ou edema de líquido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais