Buscar

Qual o transporte passivo que envolve a participação de proteínas carregadoras?

biologia

💡 3 Respostas

User badge image

Juma Ana

 

fixam-se às substâncias que vão ser transportadas e sofrem alterações em sua forma, transportando as substâncias através da membrana (transporte ativo).

Transporte passivo: sem gasto de energia.
Osmose: transporte de solvente, contra o gradiente de concentração, através de membrana semipermeável e sem gasto de energia.
Ex.: água

Difusão: movimento de moléculas que seguem o fluxo do meio mais concentrado de soluto, para o menos concentrado, sem gasto de energia. A difusão que ocorre na membrana plasmática, pode ser de 2 tipos:

1. Difusão simples: sem a necessidade de proteínas de transporte; ocorre com substâncias lipossolúveis; também ocorre por meio de proteínas de canais como "aquaporinas";

2. Difusão Facilitada: ocorre com auxílio de proteína transportadora (permease), que se liga à substância e a transporta para dentro ou fora da célula – isso ocorre com a glicose, por exemplo.

1
Dislike0
User badge image

Wagner Macedo

A glicose entra na célula via difusão facilitada, o piruvato entra na mitocôndria via difusão simples - se bem me lembro. No processo de respiração muscular, as enzimas que fazem os 2~3 primeiros processos, é por difusão facilitada.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O transporte de solutos na célula pode ocorrer de forma passiva (sem gasto de energia e a favor do gradiente de concentração do soluto) ou de forma ativa (com gasto de energia e contra o gradiente de concentração).


O transporte passivo, por sua vez, pode ser dividido em difusão simples ou difusão facilitada. A difusão simples ocorre quando o soluto atravessa a membrana celular, já a difusão facilitada ocorre por meio de permeases, também chamadas de proteínas carreadoras ou transportadoras. O transporte ocorre quando o soluto se fixa à proteína, causando uma alteração conformacional e consequentemente possibilitando a entrada ou saída do soluto em questão.


O transporte passivo que envolve a participação de proteínas carreadoras é a difusão facilitada.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais