Buscar

1. Quando falamos sobre a compreensão sobre a responsabilidade moral destacamos posições fundamentais do problema da liberdade, assim sendo marque aba

💡 1 Resposta

User badge image

Vera Vitt

Três posições fundamentais no problema da liberdade:

Ninguém pode ser moralmente responsável, se não tem a possibilidade de escolher uma maneira de comportamento e de ação realmente na direção escolhida. Não se trata de decidir e agir livremente sem coação interna ou externa, mas diante de uma determinação do próprio comportamento. Mas, num mundo humano determinado, existe tal liberdade? Eis aí a questão, à qual respondem três posições filosóficas distintas.

1ª- Se o comportamento do homem é determinado, não tem sentido falar em liberdade e, portanto, em responsabilidade moral.

2ª- Se o comportamento do homem é determinado, trata-se somente de uma autodeterminação do eu, e nisto consiste a sua liberdade.

3ª- Se o comportamento do homem é determinado, esta determinação é a condição necessária da liberdade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais