Buscar

descreva a evoluçao dos foliculos ovarianos na vida do pré e pós- natal

💡 1 Resposta

User badge image

Jovanna Campos

Folículo Primordial: é constituído por uma célula germinativa (oócito I), rodeada por células foliculares achatadas. Antes do nascimento, começam a degenerar, num processo denominado atresia folicular, pelo que, na altura do nascimento, os ovários já possuem cerca de 2 milhões.

Folículo Primário: a partir da puberdade, e uma vez por mês, um folículo primordial começa a crescer. O oócito I aumenta de volume e verifica-se uma proliferação de células foliculares, até formarem uma camada contínua de células.

Folículo Secundário: continua a verificar-se o crescimento do folículo primário, devido ao contínuo aumento do oócito I e à proliferação das células foliculares, que originam uma camada espessa, a camada granulosa. Entre o oócito I e a camada granulosa forma-se uma camada acelular, constituída apenas por substâncias orgânicas, denominada zona pelúcida. Surge ainda outra camada celular a rodear o folículo, a Teca.

Folículo Terciário: o oócito continua a aumentar de tamanho e as células da camada granulosa continuam a proliferar. Esta camada começa a apresentar várias cavidades preenchidas por líquido. A teca diferencia-se em teca externa e teca interna.

Folículo Maduro ou de Graaf: as cavidades existentes na camada granulosa continuam a aumentar de tamanho até originarem uma só cavidade cheia de líquido folicular, a cavidade folicular. Esta cavidade fica rodeada por uma camada granulosa, que inclui um conjunto de células a rodear o oócito II, pronto a ser liberto.

Corpo amarelo ou lúteo: as células foliculares, que permanecem no folículo, proliferam, aumentam de tamanho e adquirem função excretora. O citoplasma destas células é amarelo, devido à presença de um pigmento desta cor.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais