Buscar

Diferencie SNA via parassimpática versus SNA simpático. Cite um exemplo de caso em que está ocorrendo ativação ou inibição do SNA.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O Sistema Nervoso Autônomo é dividido fisiologicamente em Sistema Simpático e Sistema Parassimpático.


Cada um destes sistemas é responsável por inibir o comportamento promovido pelo outro e vice-versa. Veja:

O Sistema Nervoso Simpático é formado por neurônios pré e pós-glanglionares que localizam-se na medula espinhal e próximos à cola vertebral. Este sistema é responsável por emitir respostas para que o corpo reaja a situações de estresse.

O Sistema Nervoso Parassimpático, por sua vez, é formado por neurônios que localizam-se na medula sacral e no tronco cerebral. Este sistema é responsável por emitir respostas para que o corpo trabalhe em situações de repouso.


Veja que o Sistema Parassimpático e o Simpático trabalham sobre as mesmas glândulas e órgãos, porém emitindo respostas diferentes. Um exemplo de caso em que ocorre a ativação do Sistema Simpático é a aceleração dos batimentos cardíacos, inibindo a ação do Sistema Parassimpático, responsável por reduzir os batimentos cardíacos neste cenário.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image