Buscar

A partir do século XIV quais são os critérios utilizados pelos europeus no sentido de conferir aos povos indígenas o estatuto humano?

💡 2 Respostas

User badge image

Naiara Almeida

Acredito que fizeram o contrário da sua questão, retiraram a humanidade dos homens que foram denominados como índios, pois para tornar escravo é necessário desumanizar. Essa é a única maneira de tornar cativo um outro ser humano, pois homens não podem escravizar outros homens, mas na medida em que a humanidade é extraída forçosamente adquirindo as caracterísiticas de um objeto, então nesse momento escraviza-se. 

2
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

A partir do séclo XIV, o critério principal utilizado pelos europeus para conferir o estatuto humano aos povos indígenas era a religião (catolicismo). Além da religião, havia outros critérios como a aparência física (se estavam vestidos), hábitos alimentares, e inteligência (linguagem). Em outras palavras, o pertencimento à humanidade estava estritamente associado ao quão "civilizado" esses eram povos aos olhos dos europeus, que de forma etnocêntrica julgava que um indivíduo sem moral, sem religião, sem lei, sem Estado, não poderia ser considerado um ser humano.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais