Buscar

Quais os pontos controvertidos do inventário e partilha ?

💡 2 Respostas

User badge image

Priscíla Almeida

 os pontos controvertidos (tudo aquilo em que as partes não concordam) e possibilitará a produção de provas pelas partes. Ele também analisará eventuais questões processuais que precisem ser corrigidas e as chamadas questões “preliminares”, as quais devem ser vistas pelo Juízo antes da análise do mérito da demanda, ou seja, antes da sentença que dá fim ao feito.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Inventário é o procedimento, judicial ou extrajudicial, que visa à arrecadação, discussão e posterior partilha dos bens deixados por alguém em razão de seu falecimento, seja por determinação legal ou por ato de disposição de vontade.

Muitos podem ser os pontos controvertidos: desde o tipo de regime de bens do casal, da existência ou não de herdeiros, sobretudo quando não registrados, o quinhão que cabe a cada um, a existência de indignos, deserdados ou renunciantes, a possibilidade de exercício do direito de representação, a comoriência, a premoriência, a existência de famílias plúrimas e sua constitucionalidade, dentre outros que devem ser apreciados em caso concreto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais