Buscar

Diferença entre Quimiotaxia e Fototaxia?

💡 5 Respostas

User badge image

Kelly Mendes

Taxia é um tipo de movimento direcionado dos procariotos, respondendo  aos gradientes de forma a afastar ou aproximar do agente.

A quimiotaxia e fototaxia são as formas de taxias mais coumente estudadas.

A diferença entre as duas taxias é que a quimiotaxia é uma resposta à agentes químicos e a fototaxia, uma resposta à luz.

 

Espero que ajude.

2
Dislike0
User badge image

Camila Santos

Quimiotaxia: Resposta a um estímulo químico. Onde, o processo de locomoção de células é em direção a um gradiente químico. Podendo ser negativa (fazendo as células irem em sentido oposto de uma substância) ou positiva (fazendo estas células irem em sentido a favor de uma certa substância). Fototaxia: É a resposta a um estímulo Luminoso, Podendo ser  em direcção à luz (fototaxia positiva) ou em direcção contrária (fototaxia negativa).

A diferença então é simples... uma vez que processo de locomoção de céulas é em direção a um gradiente químico é quimiotaxia, se for luminoso é fototaxia.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A quimiotaxia é uma espécie de fenómeno em que bactérias e outras células de organismos multicelulares uni ou dirigir os seus movimentos de acordo com a concentração de certos produtos químicos no seu ambiente. A quimiotaxia permite que as bactérias encontrem alimentos, nadando em direção à maior concentração de moléculas de alimentos, como a glicose, ou afastando-se de venenos como o fenol. Nos organismos multicelulares, é fundamental tanto nos estágios iniciais de desenvolvimento.

O fototaxia é uma habilidade que possuem muitas células para executar movimentos orientados em resposta à intensidade da luz. O efeito oposto, o movimento não orientado, é chamado fotofobia. e houver uma alta intensidade de luz, a célula fará seus movimentos na direção oposta da fonte (fototaxia negativa). No entanto, em intensidades médias de luz, será direcionado para o feixe de luz (fototaxia positiva).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas